A associação cultural sem fins lucrativos Materiais Diversos anunciou que vai deixar de operar no Cartaxo após 11 anos de atividade “por falta de resposta” da Câmara Municipal sobre a continuidade da parceria entre ambas.
Num comunicado, a associação refere que vai deixar de programar e desenvolver atividades junto da comunidade do Cartaxo, “por falta de resposta da Câmara Municipal sobre a continuidade da parceria”.
“Na expectativa de dar continuidade a uma colaboração com 11 anos, a Materiais Diversos contactou sucessivamente o executivo do Cartaxo (…) sem ter obtido resposta”, indicou a associação.
A Materiais Diversos disse ainda que, “nas várias tentativas” de contacto que fez com a câmara disponibilizou, “como habitualmente, toda a documentação de suporte (…) bem como uma visão estratégica para o biénio 2024/25”.
Entre 2013 e 2023, a Materiais Diversos e o município do Cartaxo desenvolveram uma série de atividades culturais, que culminaram na apresentação de mais de 100 espetáculos e um investimento de 187.893,58 mil euros na região.
Segundo o mesmo comunicado, o programa da Materiais Diversos no Cartaxo “privilegiou o desenvolvimento de públicos, investindo-se, sobretudo, em atividades para crianças e jovens, nomeadamente em escolas” e “contribuiu para a “ativação de espaços convencionais e não convencionais, como o Centro Cultural e a Biblioteca Municipal do Cartaxo, a Galeria José Tagarro, o Mercado Municipal, edifícios abandonados, escolas, entre outros”.
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, disse que se trata “apenas de uma pausa”.
“Nós agradecemos muito à Materiais Diversos o seu contributo, mas nesta altura é tempo de repensar, não invalidando futuras parcerias. Trata-se de uma pausa, não temos nenhuma rutura com a associação”, disse o autarca.
À Lusa, João Heitor garantiu que tem havido diálogo entre o município e a organização, “provavelmente não ao nível que a Materiais diversos gostaria”, disse o autarca.
Para o presidente da autarquia a descontinuidade desta associação não “vai colocar em causa as atividades culturais no Cartaxo”, referindo que o município quer “direcionar as suas energias para outro tipo de ações culturais”.
A Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 2003, com a missão de “promover a investigação e a criação artísticas, assim como sensibilizar diferentes públicos para as artes performativas, em especial a dança”.