Foto de arquivo
Foto de arquivo

A associação cultural sem fins lucrativos Materiais Diversos anunciou que vai deixar de operar no Cartaxo após 11 anos de atividade “por falta de resposta” da Câmara Municipal sobre a continuidade da parceria entre ambas.

Num comunicado, a associação refere que vai deixar de programar e desenvolver atividades junto da comunidade do Cartaxo, “por falta de resposta da Câmara Municipal sobre a continuidade da parceria”.

“Na expectativa de dar continuidade a uma colaboração com 11 anos, a Materiais Diversos contactou sucessivamente o executivo do Cartaxo (…) sem ter obtido resposta”, indicou a associação.

A Materiais Diversos disse ainda que, “nas várias tentativas” de contacto que fez com a câmara disponibilizou, “como habitualmente, toda a documentação de suporte (…) bem como uma visão estratégica para o biénio 2024/25”.

Entre 2013 e 2023, a Materiais Diversos e o município do Cartaxo desenvolveram uma série de atividades culturais, que culminaram na apresentação de mais de 100 espetáculos e um investimento de 187.893,58 mil euros na região.

Segundo o mesmo comunicado, o programa da Materiais Diversos no Cartaxo “privilegiou o desenvolvimento de públicos, investindo-se, sobretudo, em atividades para crianças e jovens, nomeadamente em escolas” e “contribuiu para a “ativação de espaços convencionais e não convencionais, como o Centro Cultural e a Biblioteca Municipal do Cartaxo, a Galeria José Tagarro, o Mercado Municipal, edifícios abandonados, escolas, entre outros”.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, disse que se trata “apenas de uma pausa”.

“Nós agradecemos muito à Materiais Diversos o seu contributo, mas nesta altura é tempo de repensar, não invalidando futuras parcerias. Trata-se de uma pausa, não temos nenhuma rutura com a associação”, disse o autarca.

À Lusa, João Heitor garantiu que tem havido diálogo entre o município e a organização, “provavelmente não ao nível que a Materiais diversos gostaria”, disse o autarca.

Para o presidente da autarquia a descontinuidade desta associação não “vai colocar em causa as atividades culturais no Cartaxo”, referindo que o município quer “direcionar as suas energias para outro tipo de ações culturais”.

A Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 2003, com a missão de “promover a investigação e a criação artísticas, assim como sensibilizar diferentes públicos para as artes performativas, em especial a dança”.

Leia também...

Câmara de Santarém reforça o apoio financeiro às associações culturais em 30%

A Câmara Municipal de Santarém atribuiu 150 mil euros às associações culturais durante o ano de 2020, no âmbito do “Programa de Apoio ao…

José Cid condecorado com grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique

Condecorado no dia em que completa 80 anos.

Vila Nova da Barquinha encerra equipamentos turísticos e culturais

A Câmara de Vila Nova da Barquinha vai encerrar temporariamente ao público o Castelo de Almourol, o Centro de Interpretação Templário de Almourol, Galeria…

Coral Sinfónico de Portugal prepara em Torres Novas dois concertos para 2019

O Coral Sinfónico de Portugal vai fazer dois programas, em 2019, o primeiro com estreia a 06 de Abril, no Centro Cultural Olga Cadaval,…