A Associação de Agricultores do Ribatejo (AAR) organizou esta terça-feira, 15 de Março, a Acção 2022: Ano Transição PAC – “Desafios do Presente, Preparar o Futuro”, no Auditório da Casa do Brasil.

Esta acção terminou com uma mesa redonda moderada por Luís Seabra, presidente da AAR, que contou com a participação de Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS), de Rui Hipólito, Director Regional Adjunto da DRAPLVT, e de Ricardo Braz, Chefe da Divisão de Ordenamento do Território da CCDRLVT.

Nuno Russo, vereador da CMS com o pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, afirmou que o Município está apostado em promover a actividade agrícola do concelho e a dinamização do agronegócio, criando uma rede de proximidade entre os diferentes actores do território.

O vereador tem feito visitas às diversas empresas no concelho, aproveitando para envolver as diversas entidades, estabelecendo o relacionamento para a criação de sinergias no sector agrícola. Nuno Russo lembrou que é fundamental atrair novas empresas e investimento para Santarém, criando todas as condições possíveis a sua actividade económica.

Santarém é a capital da Agricultura Nacional. Nuno Russo não tem dúvidas “temos os melhores agricultores e boas associações para os poder ajudar” e o Município de Santarém está disponível e interessado em acompanhar a elaboração e desenvolvimento de estudos, planos, projectos, iniciativas e projectos desenvolvidos pela administração pública, ou da iniciativa privada, no território rural municipal, relacionados com a Agricultura. Decorreram recentemente em Santarém as X Jornadas de Enoturismo, para a semana realiza-se o XIII Congresso Nacional do Milho, e no próximo mês vão ser realizadas as 24Horas Agricultura Syngenta, todas estas iniciativas têm o apoio institucional do Município de Santarém, e pretendemos fomentar a realização de todo o tipo de iniciativas relacionadas com o sector, para além da Feira Nacional de Agricultura e da AGROGLOBAL, que também se realizam em Santarém e são exemplos de sucesso.

O tema da água e da gestão dos recursos hídricos encerrou o debate. Nuno Russo referiu a importância do aproveitamento da água do rio Tejo, e destacou os diversos projectos que o Município de Santarém tem desenvolvido, quer nas intervenções estruturais nos Diques do Rebentão e Ómnias, os serviços de limpeza, desobstrução e conservação dos troços das linhas de água inseridas nos aglomerados urbanos, o combate e controlo das espécies exóticas invasoras dos ecossistemas ribeirinhos, as boas práticas ambientais de limpeza e conservação de cursos de água nas freguesias, a futura reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela, e ainda o projecto intermunicipal para a sustentabilidade da actividade pecuária. O Município está disponível para comparticipar parte do custo para a concretização do projecto de gestão dos recursos hídricos e ordenamento do território do vale do Tejo, com vista a ordenar e recuperar o território com mais de 10mil há numa das melhores zonas agrícolas do concelho, promovido pela Associação dos Agricultores do Ribatejo.

Leia também...
Foto de arquivo

Lezíria diz que NUTS II Oeste e Vale do Tejo permite homogeneização do território

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, congratulou-se…

Autarcas do Médio Tejo acreditam que Conclusão do IC9 aumentará “competitividade territorial”

A conclusão do IC9, entre Constância/Abrantes e Ponte de Sôr, permitirá aumentar…

Tejo Gourmet 2024: vinhos e iguarias postos à prova

A 11.ª edição do Tejo Gourmet, concurso de vinhos e iguarias organizado…

Livro sobre 2020 ajuda as crianças a guardarem para sempre o bom e o menos bom deste ano

As saudades dos avós, os superpoderes dos novos heróis, a aula do…