A Associação de Caçadores de Achete promoveu no passado domingo, 16 de Abril, uma acção de limpeza de lixo na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, que contou com a parceria da União de Freguesias e do Município de Santarém.

Participaram cerca de uma centena de voluntários que recolheram perto de 12 toneladas de lixo e monos que tinham sido abusivamente despejados na natureza. Das categorias mais comuns de lixo recolhido destacaram-se televisões, pneus, garrafas de bebidas de plástico, embalagens, latas e ainda garrafas de vidro, para além de diferentes monos.

Diogo Gomes, vereador da Higiene e Resíduos Sólidos, destacou a importância desta acção e referiu que gostaria de multiplicá-la um pouco por todo o concelho, lamentando o abandono de resíduos na via pública.

Nuno Russo, vereador da Protecção Ambiental, destacou a “urgência que existe em consciencializar as pessoas para o impacto que as acções de cada um têm no meio ambiente, para com o qual é imperativo ter um enorme respeito”.

Já Guida Botequim, presidente da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, deu os parabéns à Associação de Caçadores de Achete, pela iniciativa, à qual se juntaram outras associações da freguesia, empresas, jovens, crianças e famílias, amigos e também o executivo e a equipa do exterior da UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.

“Foi espectacular a recolha de 12 toneladas de lixo e monos. Estamos todos de parabéns”, salientou a autarca. Guida Botequim refere a necessidade de todos estarem disponíveis para ter “uma Freguesia mais limpa” e reforçou a importância do “civismo de todos” para que tal seja possível.

Colaboraram na iniciativa o Município de Santarém e a RSTJ, bem como o coro do Círculo Cultural Scalabitano que actuou ao almoço para todos os que estiveram envolvidos na iniciativa.

Leia também...

Treze concelhos de quatro distritos em perigo muito elevado de incêndio

Treze concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Faro apresentam…

“Temos que descobrir a linguagem natural dos Rios”

O GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, em…

Câmara de Salvaterra de Magos aprova Orçamento de 14,9 milhões de euros para 2022

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou por maioria, em reunião…

Seca: “Stress hídrico” afeta produção agrícola e apicultores no Ribatejo Norte 

A seca está a causar “stress hídrico” e a afetar a produção…