A Associação de Caçadores de Achete promoveu no passado domingo, 16 de Abril, uma acção de limpeza de lixo na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, que contou com a parceria da União de Freguesias e do Município de Santarém.
Participaram cerca de uma centena de voluntários que recolheram perto de 12 toneladas de lixo e monos que tinham sido abusivamente despejados na natureza. Das categorias mais comuns de lixo recolhido destacaram-se televisões, pneus, garrafas de bebidas de plástico, embalagens, latas e ainda garrafas de vidro, para além de diferentes monos.
Diogo Gomes, vereador da Higiene e Resíduos Sólidos, destacou a importância desta acção e referiu que gostaria de multiplicá-la um pouco por todo o concelho, lamentando o abandono de resíduos na via pública.
Nuno Russo, vereador da Protecção Ambiental, destacou a “urgência que existe em consciencializar as pessoas para o impacto que as acções de cada um têm no meio ambiente, para com o qual é imperativo ter um enorme respeito”.
Já Guida Botequim, presidente da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, deu os parabéns à Associação de Caçadores de Achete, pela iniciativa, à qual se juntaram outras associações da freguesia, empresas, jovens, crianças e famílias, amigos e também o executivo e a equipa do exterior da UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.
“Foi espectacular a recolha de 12 toneladas de lixo e monos. Estamos todos de parabéns”, salientou a autarca. Guida Botequim refere a necessidade de todos estarem disponíveis para ter “uma Freguesia mais limpa” e reforçou a importância do “civismo de todos” para que tal seja possível.
Colaboraram na iniciativa o Município de Santarém e a RSTJ, bem como o coro do Círculo Cultural Scalabitano que actuou ao almoço para todos os que estiveram envolvidos na iniciativa.