Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove encontro de solstício

A Associação de Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) vai promover mais um encontro de solstício. Dia 21 de Junho pelas 21 horas a ADPTN convida toda a população a ir à sua sede, na Galeria Maria Lamas, no largo do Paço em Torres Novas, para conversar sobre a estrutura ecológica urbana, sobre paisagem e conservação da natureza em contexto urbano.

Qual é o papel das infraestruturas verdes e azuis em contexto urbano? Como é que se envolve a população na sua criação e manutenção? Conhecemos a natureza que nos rodeia? Temos a natureza que queremos e usufruímos de tudo o que ela nos oferece? São algumas das questões a ser debatidas.

Sob o título ‘A natureza na cidade’ o encontro vai contar com a presença de dois biólogos: Ana Catarina Luz e Carlos Ribeiro que trarão a sua experiência na consciencialização ambiental e na promoção da eficiência ecológica urbana, conjugando qualidade de vida com o conhecimento e a protecção e promoção dos recursos naturais.

Ana Catarina Luz vai falar do projecto UrbanL@b do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Enquadrado na Nova Agenda Urbana, do quadro da Conferência das Nações Unidas para Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável (HabitatIII – UN) e na Agenda Urbana Europeia, o UrbanL@b é um projecto na área da ecologia urbana que, entre outras valências, trabalha para a capacitação e consciencialização ambiental dos cidadãos e informa as políticas públicas de planeamento e gestão de infra-estruturas ambientais urbanas.

Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem, instituição de educação ambiental e de investigação e desenvolvimento, traz uma perspectiva integradora do que são as políticas ambientais em Guimarães. Este laboratório é uma Associação para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável que desde 2015 reuniu um conjunto de entidades que em parceria promovem o conhecimento, a investigação e a divulgação científica.

Antes do encontro vai decorrer um jantar convívio pelas 19h30 que está sujeito a marcação pelo endereço de e-mail adptn.geral@gmail.com.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS