A cidade de Santarém recebe, de 6 a 10 de Setembro, o IV Encontro Internacional de Artistas Plásticos. O IV Pictorin, este ano subordinado ao tema “Viagem”, tem como objectivo, segundo os promotores da iniciativa, “promover as artes plásticas e a cidade de Santarém, sobretudo o centro histórico, e as pessoas que ali vivem, bem como quem visita a cidade”.

Devido às medidas de prevenção da COVID-19, nesta edição do Pictorin, os artistas trabalharão preferencialmente em suas casas e a comunicação entre todos será feita, preferencialmente, com recurso às redes sociais e plataforma Zoom, excepção feita à realização das obras do Prémio Mário Rodrigues que será também presencial e à distância, igualmente via Zoom.

O Pictorin arrancou esta segunda-feira, dia 6, pelas 10h30, com um urban sketching (os artistas desenham a cidade que vêem) e o ponto de encontro foi na Praça Sá da Bandeira.

Terça-feira, 7, pelas 16h30, terá lugar um encontro comunitário de co-criação artística, no auditório 1 da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, seguida de uma mesa redonda subordinada ao tema “Artes Plásticas e Economia Circular”.

PUBLICIDADE

Dia 8, quarta-feira, entre as 10 e as 12h00, PICtogether, na Praça Sá da Bandeira e na manhã de quinta-feira, dia 9, Concurso Prémio Mário Rodrigues no Jardim das Portas do Sol. À tarde, entre as 14 e as 19h00, realização de projecto de co-criação artística (local a definir).

A IV edição do Pictorin encerra sexta-feira, 10 de Setembro, com a inauguração da exposição das obras produzidas pelos artistas plásticos e a entrega do Prémio Mário Rodrigues, pelas 16h00, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

As iniciativas do programa serão parcialmente transmitidas em directo na página de Facebook Pictorin e no youtube.

O ‘Correio do Ribatejo’ entrevistou Ana da Silva, da organização do Pictorin, sobre a ‘Viagem’ que está prestes a começar e leva a “descobrir novos mundos, individualmente e em grupo” e a “promover Santarém”.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.