A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) manifestou-se esta quarta-feira, 24 de Julho, preocupada com a destruição florestal no concelho de Mação e apelou aos responsáveis políticos para que criem condições para iniciar a rearborização da região.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANEFA, Pedro Serra Ramos, disse que os empresários do sector florestal que operam no município do distrito de Santarém “estão desesperados e desanimados”, perante a destruição da área florestal.

“O desespero que já existia após os incêndios em 2017 aumentou com estes últimos incêndios, pois o sector ainda não tinha recuperado. Neste momento, os empresários que vivem da floresta fazem contas à vida”, apontou.

No entanto, o responsável da ANEFA ressalvou que “ainda é muito cedo” para quantificar os reais impactos económicos no sector, numa altura em que a autarquia de Mação estima que 95% do seu território esteja queimado, na sequência dos incêndios ocorridos desde 2017.

A esse propósito, Pedro Serra Ramos explicou que após dois grandes incêndios, num tão curto espaço de tempo, “a regeneração natural do território é impossível”, sendo necessário iniciar “o mais rapidamente possível um processo de rearborização artificial”.

“A mensagem que quero deixar é que os responsáveis políticos deixem de esgrimir espadas e se concentrem em salvar a floresta. Ou iniciamos rapidamente a rearborização da região ou nos próximos anos não vamos ter matéria prima nem floresta”, alertou.

Contudo, apesar de Mação ter hoje o seu território florestal totalmente devastado, o presidente da ANEFA ressalvou o trabalho “exemplar” que o município tem feito na prevenção de incêndios.

“Mação é o concelho do país que criou as melhores condições para a gestão florestal. Foi o primeiro município a criar um cadastro. Nesse aspecto é um município exemplar”, atestou.

A ANEFA manifestou ainda disponibilidade para apoiar todo o processo de rearborização e combater o eventual aproveitamento de venda de madeira queimada.

Vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco ao início da tarde de sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, distrito de Santarém, e ficado dominado na terça-feira.

Leia também...

PSP esclarece dúvidas sobre armas e explosivos em viatura itinerante

O Comando Distrital da PSP de Santarém vai realizar, durante o mês de Outubro e Novembro, várias acções de atendimento móvel relativas a armas…

Descargas voltam a deixar Rio Alviela poluído

O rio Alviela voltou aos cenários de poluição no passado sábado, 20 de Julho, após descarga de detritos de animais que deixaram o curso…

Camião carregado de batata tomba no acesso à rua O

Um veiculo pesado de mercadorias tombou na tarde desta sexta-feira, 19 de Julho, no acesso à rua O, que liga a EN 114 entre…

AQUANENA adquire quatro veículos eléctricos

A AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, EM SA, adquiriu recentemente quatro veículos ligeiros eléctricos, através da Central Nacional de…