O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, o Serviço Municipal de Protecção Civil e a Guarda Nacional Republicana (GNR) reuniram-se esta manhã nos Paços do Concelho para um balanço da Operação Floresta Protegida 2018 cujo objectivo era o de prevenir o surgimento de incêndios florestais através de campanhas de sensibilização e fiscalização.

Foram identificados, ao longo do ano de 2018, um total de 182 terrenos em risco no concelho, tendo sido enviadas cartas de sensibilização a todos os proprietários para o cumprimento voluntário da limpeza dos mesmos. Fruto desta acção 148 proprietários procederam à limpeza voluntária, tendo sido alcançada uma taxa de sucesso de 81%. No âmbito desta operação, foram levantados pela GNR 34 autos e recebidas 29 denúncias, notando-se uma descida de 29,6% no número de ignições em relação a 2017.

O Major Pedro Reis, do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR, enalteceu o sucesso da Operação Floresta Protegida referindo que “se criou uma dinâmica colectiva entre a GNR e o município com um objectivo comum e uma presença assídua junto dos proprietários, que sentiram o peso da responsabilidade, o que permitiu uma taxa de sucesso superior à média distrital de 73%”.

No que diz respeito ao Município de Torres Novas, foram intervencionados aproximadamente 31.000 m2, em substituição dos proprietários, num total de 7 parcelas de terreno nas freguesias de Pedrogão, Chancelaria e União de Freguesias de S. Pedro, Ribeira Branca e Lapas.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, elogiou “a excelente intercolaboração entre a Protecção Civil e o SEPNA” referindo que “as reuniões regulares entre a Protecção Civil e GNR foram muito importantes para a realização destas acções e permitiram produzir excelentes resultados”.

Este ano, a Operação Floresta Protegida irá arrancar a 20 de Fevereiro e, para além de campanhas de sensibilização, entrega de folhetos informativos e fiscalizações, pretende-se utilizar postos móveis em todas as freguesias do concelho com a apresentação de filmes didácticos para aconselhar, explicar e sensibilizar a população.

Leia também...

Utentes do Médio Tejo querem fim de portagens e pedem mais qualidade nas urgências hospitalares

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do Médio Tejo exigiu…

Presidenciais Santarém: Marcelo vence com 60,76%, Ventura em segundo

Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais no distrito de Santarém…

Politécnicos de Portalegre, Santarém e Tomar com projecto tecnológico para empresas

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) está a liderar um projecto que…
Foto ilustrativa

Quatro detidos por suspeita do furto de 1,3 toneladas de cortiça em Coruche

Quatro homens foram detidos no passado sábado no concelho de Coruche, por…