Associação de Jovens Diabéticos de Portugal inaugura núcleo em Santarém

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) inaugurou o seu primeiro núcleo funcional na cidade de Santarém, que já criou a equipa “Diabetes Running Team” para representar oficialmente a associação e todos os seus membros em eventos de diversas modalidades desportivas.

Após 22 anos de trabalho a apoiar jovens com diabetes em todo o país, a AJDP criou o seu primeiro núcleo funcional, na cidade de Santarém. O principal objectivo deste núcleo é aumentar a proximidade com as pessoas que recorrem à associação e se encontram nesta região do país. “É um orgulho enorme fazer parte desta família que tão bem nos acolheu desde o primeiro contacto. Este passo que agora damos é a nossa forma de poder continuar a missão da AJDP que tanto nos diz”, declara Alexandre Silva, responsável pelo núcleo de Santarém.

Tendo em conta o número de jovens com diabetes e seus familiares e amigos que participam em iniciativas desportivas na região, o Núcleo AJDP de Santarém criou uma equipa oficial, a “Diabetes Running Team”, que se estreou na Scalabis Night Race, tendo também marcado presença no BMW ACF Santarém Trail. “O objectivo desta equipa é mostrar que a diabetes, quando adequadamente tratada, não é uma limitação. É um orgulho caminhar e correr com a camisola AJDP”, sublinha ainda Alexandre Silva.

Esta equipa foi a génese de um novo projecto que está a ser desenvolvido por um grupo de pessoas com diabetes, ao qual se juntou Fernando Santos, o primeiro Campeão do Mundo de Maratona (título ganho em Roma, no passado dia 8 de Abril), e que envolverá não só a AJDP, como outras associações nacionais, com o objectivo de criar uma equipa nacional – “Diabetes Team” – que possa participar em diversos eventos desportivos nas modalidades de atletismo, trail running e ciclismo.

Com actividades e projectos próprios, a coordenação do novo núcleo será independente, mas sempre mantendo a comunicação e contando com o apoio da direção da AJDP. “Ficámos muito contentes com o surgimento deste primeiro núcleo funcional da associação, que só mostra que o nosso trabalho está a chegar cada vez mais longe e que as pessoas se identificam com aquilo que fazemos”, diz Paula Klose, presidente da AJDP. “Esperamos que este seja o primeiro de muitos e que em breve jovens com diabetes se juntem a nós e criem outros núcleos noutras regiões do país”, refere ainda.

A diabetes

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros factores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afectava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008. Em 2015 foram detectados cerca de 13,3 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre os zero e os 14 anos.

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS