Foto de arquivo
Foto ilustrativa

A Associação de Proteção Civil (APROSOC) pediu na quarta-feira uma investigação à altura do piso dos pneus da viatura da GNR envolvida numa colisão rodoviária, que provocou a morte a um militar no concelho de Benavente (Santarém).

Um militar da GNR, de 26 anos, morreu e outro ficou ferido com gravidade, na quarta-feira ao final da tarde, na sequência de uma colisão entre duas viaturas na Estrada Nacional 119 (EN 119) no concelho de Benavente.

Numa comunicação ao Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra, a que a Lusa teve acesso, a APROSOC propõe uma investigação para saber “se os pneumáticos cumpriam os mínimos de segurança e, se eram adequados ao cumprimento da missão”.

A associação denunciou ainda que são frequentes relatos sobre a legalidade da altura do piso dos pneus de veículos da GNR e de outras forças de segurança.

“Constatamos ainda frequentemente que, o tipo de pneumáticos usados por vezes não é adequado ao cumprimento da missão atribuída”, pode ler-se, na nota assinada pelo presidente, João Paulo Saraiva.

Fonte do Comando Geral da GNR referiu à Lusa que o acidente na localidade de Santo Estêvão, concelho de Benavente, teve alerta pelas 18:46 de quarta-feira e envolveu pelo menos duas viaturas, uma civil, com a ocupante, uma mulher, a sofrer ferimentos ligeiros.

Na outra viatura, militar, estavam dois elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA).

Um dos militares morreu e outro militar ficou ferido com gravidade, tendo sido transportado para o Hospital de S. José, em Lisboa, de acordo com a mesma fonte da GNR.

As causas do acidente estão agora a ser investigadas, acrescentou.

Vários meios de comunicação social noticiaram que o acidente ocorreu após um poste ter caído na estrada.

A GNR publicou nas redes sociais uma nota de condolências à família, pela morte do guarda florestal André Jesus.

Também o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa se manifestou consternado pelo “grave acidente de viação”, endereçando condolências à família da vítima e à GNR.

Leia também...

Presidente da distrital de Santarém do PSD diz que é tempo de “reconstruir” o partido

O presidente da distrital de Santarém do PSD disse hoje que as eleições legislativas de domingo vieram demonstrar que o caminho que a liderança…

Câmara de Alcanena alvo de ataque informático

A Câmara de Alcanena, foi alvo de um ataque informático, mas “não existem para já evidências de roubo de dados pessoais”, revelou hoje o…

Vacinação contra gripe e covid-19 abrange maiores de 60 anos, doentes crónicos e residentes em lares

A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe arranca em 29 de Setembro e abrange maiores de 60 anos, residentes em lares,…

São Vicente do Paúl acolhe apresentação do Projecto Municipal de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias

O Centro de Convívio da Tojosa, em São Vicente do Paúl, recebeu esta manhã, dia 12 de outubro, a apresentação do Projecto Municipal INVAcrustacea…