A Associação Salgueiro Maia (ASM) propôs, ao Presidente da República, a promoção do tenente-coronel de Cavalaria, Fernando Salgueiro Maia, ao posto de coronel, por distinção e a título póstumo, nos termos previstos no “Estatuto dos Militares das Forças Armadas”.

A associação, que tem a sua sede nacional em Santarém, fundamenta a sua proposta referindo que se aproxima o cinquentenário da revolução de 25 de Abril e que essa distinção “será uma forma, ainda que tardia, de premiar as indiscutíveis e excepcionais virtudes militares e dotes de carácter e de comando, demonstrados por aquele ilustre e distinto Capitão de Abril”.

Recordando que é intenção do Presidente da República condecorar todos os oficiais que constituíram a Junta de Salvação Nacional, criada após a Revolução dos Cravos, bem como outros oficiais que de alguma forma participaram nesse processo, a ASM argumenta que Salgueiro Maia “foi um militar que contribuiu também de forma muito relevante, para marcar com a sua assinatura, a História Contemporânea de Portugal e também para a glória da Pátria Lusa e o prestígio da Instituição Militar”.

Leia também...

Chamusca intervém em cruzamento com elevada sinistralidade

O Município da Chamusca realizou uma intervenção de reconfiguração do cruzamento entre a Estrada Municipal 586 (vulgo Estrada do Campo) e Estrada Nacional 118,…

CIM Médio Tejo estreia sistema de bicicletas partilhadas em 11 municípios

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, com sede em Tomar, vai inaugurar no dia 27 de junho um sistema interconcelhio de bicicletas partilhadas…

Torreshopping celebra 18 anos com programação especial

O mês de Abril assinala dezoito anos de mudança para a cidade de Torres Novas. Em 2005 nascia o primeiro centro comercial da zona…

“Temos uma terra que está sempre em festa”

Entrevista a Duarte Neto, presidente da Junta de Freguesia de Amiais de Baixo. O que distingue estas Festas das restantes que se organizam pela…