A Associação Salgueiro Maia (ASM) propôs, ao Presidente da República, a promoção do tenente-coronel de Cavalaria, Fernando Salgueiro Maia, ao posto de coronel, por distinção e a título póstumo, nos termos previstos no “Estatuto dos Militares das Forças Armadas”.

A associação, que tem a sua sede nacional em Santarém, fundamenta a sua proposta referindo que se aproxima o cinquentenário da revolução de 25 de Abril e que essa distinção “será uma forma, ainda que tardia, de premiar as indiscutíveis e excepcionais virtudes militares e dotes de carácter e de comando, demonstrados por aquele ilustre e distinto Capitão de Abril”.

Recordando que é intenção do Presidente da República condecorar todos os oficiais que constituíram a Junta de Salvação Nacional, criada após a Revolução dos Cravos, bem como outros oficiais que de alguma forma participaram nesse processo, a ASM argumenta que Salgueiro Maia “foi um militar que contribuiu também de forma muito relevante, para marcar com a sua assinatura, a História Contemporânea de Portugal e também para a glória da Pátria Lusa e o prestígio da Instituição Militar”.

Leia também...

Homens detidos em Coruche por produção de canábis começaram a ser julgados

Detidos em Março de 2021.

“Pobreza não é só a falta de pão, é a falta de justiça e de dignidade”

A Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém acolheu esta quarta-feira, 10 de Setembro, a sessão pública de apresentação da…

Projecto Agir+ mostra-se à comunidade com iniciativa “Escolhas de Portas Abertas 2021”

À semelhança do que tem acontecido em anteriores gerações, o Programa Escolhas promoveu a iniciativa “Escolhas de Portas Abertas 2021” (EPA21). Assim, o Projecto…

Um detido por posse ilegal de arma e extorsão em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através do Núcleo de Investigação Criminal e com o apoio de várias subunidades da Divisão Policial de…