A Associação R.INserir “Oficina para todos e para cada um” vai receber um apoio extraordinário, da Câmara de Santarém, no valor de 12.448,47 euros, para aquisição do Programa Rehacom e respectivo equipamento informático. Este programa de reabilitação cognitiva, dirige-se a pessoas com doença mental e perda de funcionalidade sócio ocupacional, profissional e qualidade de vida.

Este apoio, aprovado por unanimidade, na reunião do executivo de dia 10 de Janeiro, permite a aquisição deste programa, através do qual é possível a reabilitação cognitiva, pela restituição e compensação da função comprometida.

A taxa de sucesso deste projecto e os benefícios proporcionados aos utentes são as razões que levaram o Executivo Municipal a aprovar este apoio.

O R.INserir trata-se de um projecto inovador na área da saúde mental levado a cabo pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém, que sentiu necessidade de um acompanhamento mais próximo dos utentes com doença mental grave que frequentam regularmente o Hospital de Dia.

Recentemente, o projecto ganhou uma nova sala, a OficINa – Arte Bruta Inclusiva, um espaço iluminado, decorado com peças recuperadas do seu espólio, pronto a acolher artistas utentes e artistas da comunidade, eliminando estigmas e preconceitos.

“Neste novo espaço-oficina de criação artística, aberta aos nossos artistas e artistas da comunidade, tudo vai valer, desde expressão plástica, costura, reciclagem de móveis, qualquer oficina pode ser aqui desenvolvida”, segundo Carla Ferreira, enfermeira responsável do projecto.

“Acreditamos que será um espaço efectivo de combate ao estigma da doença mental, de reintegração e de inclusão na sociedade”, concluiu.

Leia também...

Exame inovador detecta mais facilmente doença coronária no Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza, desde o passado mês de Junho, angiografia por tomografia computorizada (AngioTC) cardíaca, um trabalho conjunto entre os…

BE aponta soluções para melhores cuidados de saúde no Médio Tejo

O Bloco de Esquerda manifestou-se preocupado com a prestação de cuidados de saúde ao nível dos cuidados primários e hospitalares na região do Médio…

ULS Lezíria reforça serviço de imagiologia com novo equipamento de tomografia computorizada

O equipamento, no valor de 1,3 milhões de euros, foi apresentado no auditório do Hospital Distrital de Santarém e pretende melhorar a qualidade e…

Falta de recursos e mais pressão no SNS aumenta risco nos doentes oncológicos 

A falta de recursos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que perdeu capacidade de resposta, e o aumento da pressão assistencial está a aumentar…