O 1º dia do Associativismo, realizado pelo Rancho Folclórico do Vale de Santarém, reuniu no jardim público várias associações da freguesia, procurando dinamizar e preservar a tradição.

Convívio, amizade e cultura, foram os protagonistas do 1º dia do Associativismo do Vale de Santarém, evento que se realiza pela primeira vez no jardim público da freguesia, no âmbito das comemorações do 50º Festival do Folclore. A iniciativa decorreu entre os dias 11 e 12 de Julho e contou com uma programação com diversas atividades musicais e lúdicas, destinadas a todas as faixas etárias. A ideia do associativismo surgiu há oito anos e foi novamente resgatada para a atualidade. “Na altura o Rancho Folclórico do Vale de Santarém quis ser impulsionador deste movimento associativo com o atual executivo da Junta de Freguesia”, relembra José David, presidente do Rancho Folclórico do Vale de Santarém há 15 anos.

Aliar o associativismo ao festival, foi uma das motivações para a criação deste evento. “Acabámos por reunir e apelar a todas as associações que pudessem estar presentes”. A iniciativa contou com a presença de 11 associações da freguesia, oito sem fins lucrativos e três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O Clube de Amadores de Pesca do Vale de Santarém; Clube de Caçadores do Vale de Santarém; Comissão de Pais da Escola Básica do Vale de Santarém; Grupo Dadores Benévolos de Sangue do Vale de Santarém; Movimento Ecologista do Vale de Santarém; Paróquia de Nossa Senhora da Expectação; Sociedade Recreativa Operária, APPACDM, CES Fonte Boa e a Associação Cultural Vale de Santarém Identidade e Memória.

José David é o presidente do Rancho Falclórico do Vale de Santarém há 15 anos

Pelo jardim público, estiveram dispersas várias tendas das respetivas associações, onde cada uma pretendia demonstrar o seu trabalho desenvolvido. “Desenvolvemos hoje uma atividade com jogos tradicionais. Tivemos o grupo ‘Enxamula’ que colaborou connosco, foi muito interessante. Temos aqui dezenas de crianças de todas as latitudes”, refere Manuel João Sá, presidente da Associação Identidade e Memória que destaca a envolvência da comunidade no evento. A associação desenvolve atividades em torno da preservação da história e identidade da freguesia.

O 1º dia do Associativismo contou também com a presença e atuação de diversos ranchos folclóricos, provenientes de vários pontos do país. Grupo Folclórico de Faro (Algarve); Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia (Baixo Minho); Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores (Beira Litoral); Grupo Folclores da Terras da Nóbrega (Alto Minho); Rancho Folclórico do Vale de Santarém (Ribatejo).

Para a organização, a amizade e o espirito de convívio foram os principais fatores que motivaram a seleção dos grupos. “O critério foi a amizade. Este foi o critério. Claro que também teve o critério de escolha por regiões”, sublinhou José David que assinalou ainda o sucesso dos dois dias de evento. “Está a ter uma aceitação muito grande e esperamos que tenha continuidade para os próximos anos”.

O 1º dia do Associativismo no Vale de Santarém contou com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia do Vale de Santarém. Relativamente ao futuro, o evento pretende voltar com novidades que ainda estão por desvendar. “Temos uma ideia, não gostaríamos de a revelar já hoje, mas isto é para ter continuidade. O movimento associativo do Vale de Santarém é uma realidade”, afirmou o presidente do Rancho Folclórico do Vale de Santarém.

*Leia a versão completa na edição impressa de 18 de Julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

‘Expoégua’: Golegã inaugurou Ermida no decorrer da XVII Romaria a São Martinho

A XVII Romaria a São Martinho decorreu na manhã desta sexta-feira na…

FIFCA Portugal Folk Dance Group distinguido em Festival Internacional na Rússia

O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal),…

7.ª Gala do Desporto de Torres Novas distinguiu atletas, dirigentes e clubes

Decorreu na noite de 24 de Fevereiro, no Teatro Virgínia, a 7.ª…

Centro Cultural do Entroncamento recebe Concerto de Natal “Hino de Amor”

No próximo dia 15 de Dezembro, pelas 21h30, o Centro Cultural recebe…