João Nuno Batista e Ricardo Batista – Campões da Europa de Triatlo

Os irmãos Ricardo e João Nuno Batista, atletas do Clube de Natação de Torres Novas, sagraram-se Campeões da Europa de Triatlo no passado dia 5 de Agosto, em Balikesir, na Turquia.

Ricardo Batista sagrou-se campeão em Elites e Sub23 e João Nuno Batista em Juniores, juntando este título de campeão europeu, ao de campeão do mundo conquistado no mês passado em Hamburgo.

Ricardo Batista na meta – Campeão da Europa de Triatlo em Elites e Sub23
João Nuno Batista – Campeão da Europa de Triatlo em Juniores

Com três títulos europeus conquistados no mesmo dia, num campeonato europeu, este é considerado um marco na história do Clube de Natação de Torres Novas e da cidade.

A competição iniciou-se na sexta-feira, dia 4 Agosto, com a realização das eliminatórias para os vários escalões em femininos e masculinos, em formato super-sprint (270m/natação, 8km/ciclismo e 1,7km/corrida), que apuraram para as finais de sábado, seis atletas do Clube de Natação torrejano, João Nuno Batista para final de juniores, Ricardo Batista, Tiago Fonseca, Gonçalo Oliveira, Afonso do Canto e Maria Tomé para a final de Elites e Sub23, ficando apenas de fora das finais, Gustavo do Canto, que se viu envolvido numa queda em grupo no segmento de ciclismo, que o colocou fora de prova.

Paulo Antunes – treinador do Clube de Natação de Torres Novas

No sábado de manhã, o primeiro atleta a entrar em ação, foi João Nuno Batista, que venceu de uma forma destacada para os seus principais adversários, a final de juniores deste campeonato da europa de triatlo, conquistando o 1º título europeu do dia para Portugal.

A tarde de sábado, iniciou-se com a final feminina em elites e sub23, e a participação de Maria Tomé, que concluiu a prova no 17ºlugar (12º sub23), mas a prova mais disputada desta competição europeia estava reservada para a final masculina.

7 atletas do CNTN na seleção nacional de triatlo

Ricardo Batista, realizou a prova depois de cumprir uma penalização de 10 segundos, junto da sua bicicleta após o árbitro considerar que o atleta fez falsa partida, integrou ainda o grupo perseguidor na 1ª volta de ciclismo. Ao se aperceber que estavam dois atletas em fuga, Ricardo Batista alcançou os dois fugitivos, entrando para o segmento da corrida apenas com a concorrência direta do norueguês Sebastian Wernersen, que ficou para trás, e do alemão Lasse Priester, que foi batido no sprint final pelo atleta torrejano.

Leia também...
Foto de arquivo

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre,…

Bombeiros de Fátima celebram 20º aniversário

Os Bombeiros de Fátima completaram no passado domingo, 20 anos de existência…

Centro Histórico de Santarém acolhe “Verão In. Str… é um Espanto”, um brinde ao Verão

Um festival de estátuas vivas, passando por menus com arte, um encontro…

Salgueiro Maia Recordado na data do seu nascimento

Nuno Domingos, vereador com o Pelouro da Cultura da Câmara de Santarém,…