Foto: Município da Chamusca

O presidente da Câmara da Chamusca alertou hoje que oito dos 11 municípios da Lezíria do Tejo ficaram fora do estado de calamidade, apesar de registarem prejuízos “de milhões”, indicando que a CIM vai exigir ao Governo a integração.

“O que se passa na Chamusca passa-se em todos os municípios da Lezíria. Há prejuízos muito avultados em todos os concelhos”, afirmou à Lusa o presidente da Câmara da Chamusca, referindo “não compreender quais os critérios que o Governo está a ter”.

Segundo Nuno Mira, no caso do seu município, os danos em infraestruturas, sobretudo em estradas, “são de milhões de euros”, estando ainda em curso a avaliação dos prejuízos, tendo adiantado que a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Lezíria do Tejo realiza uma reunião esta tarde, “de urgência”, para reclamar a inclusão dos oito concelhos não abrangidos.

Dos 11 concelhos que integram a CIM da Lezíria do Tejo, apenas Santarém, Golegã e Rio Maior estão abrangidos pela resolução do Conselho de Ministros que declarou a situação de calamidade, ficando de fora Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.

“Há municípios que estão a ter apoio, cujas empresas e famílias estão a ter apoio, e há outros que ficaram de fora. Não compreendemos quais são os critérios que o Governo está a ter”, reiterou.

“A Chamusca tem 740 quilómetros quadrados de território, somos o 21.º maior concelho do país, temos muito mais estradas e não compreendemos como é que somos deixados de fora quando sofremos os mesmos danos que outros municípios que estão incluídos”, notou.

Segundo o autarca, a exclusão dos restantes concelhos da Lezíria do Tejo deixa autarcas e populações “incrédulos” perante uma decisão que considera difícil de justificar, sublinhando que “há municípios vizinhos, com a mesma realidade e os mesmos danos, que estão incluídos e outros que ficaram de fora sem que se perceba porquê”.

Nuno Mira adiantou que a CIM Lezíria do Tejo tem agendada para as 16:30 de hoje uma reunião urgente para concertar uma posição conjunta a apresentar ao Governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Os 150 anos dos Bombeiros Voluntários de Santarém

Efeméride cumpre-se esta sexta-feira, dia 29 de Outubro de 2021.

Plano Intermunicipal de adaptação às alterações climáticas do Médio Tejo aprovado

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprovou, no dia 6 de Junho, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do…

Perigo máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos

Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar…

Conferência Episcopal reitera em Fátima empenho na erradicação de abusos sexuais na Igreja

O secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reiterou hoje que a Igreja está empenhada em erradicar os abusos sexuais dos clérigos, que…