O Município de Santarém aprovou na segunda-feira, dia 20 de Julho, em reunião do Executivo Municipal, integrar a Associação “Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis”. Esta adesão pretende, por um lado: “desenvolver os serviços de limpeza urbana nas cidades” e “reforçar a mobilização social para comportamentos mais responsáveis”.

A Associação ALU – Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, foi constituída em Maio de 2019, e tem como objectivo valorizar os serviços de limpeza urbana e os seus colaboradores, através de uma rede de entidades locais e parceiros públicos e privados, que fomente a eficiência, a investigação e inovação, integrando o cidadão como peça-chave da limpeza urbana, na perspectiva da Economia Circular e das Smart Cities.

A Câmara de Santarém passa a integrar uma rede, constituída por 25 municípios, três empresas municipais e duas freguesias, que pretende tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes, num contexto caracterizado pela produção excessiva de resíduos, pelo aumento da população nas cidades e por uma mudança de paradigma na limpeza urbana que passa pela economia circular, pela descarbonização e pela sustentabilidade.

A par disso, a autarquia vai também lançar um concurso público internacional com vista à contratação de serviços de Recolha indiferenciada de Resíduos Urbanos, Manutenção, Fornecimento, Lavagem, Desinfecção de Contentores, Recolha selectiva de Monos e Recolha selectiva de Resíduos Verdes, nas 17 Freguesias/Uniões de freguesias rurais do concelho de Santarém e Recolha de Resíduos de Construção e Demolição e Recolhas especiais de Resíduos nas 18 Freguesias/Uniões de Freguesias do Concelho.

Esta decisão, aprovada em reunião do Executivo Municipal, prevê a contratação do serviço pelo valor de 6.047.000,00 euros, acrescidos de IVA, pelo período máximo de 8 anos.

O executivo decidiu ainda abrir procedimentos concursais, com o objectivo de recrutar cinco trabalhadores, necessários para o Departamento de Ambiente Sustentabilidade e Espaço Público.

A proposta prevê a abertura de concursos para colmatar lacunas existentes neste serviço: dois Assistentes Operacionais (Coveiro), um Assistente Operacional (Serralheiro), um Assistentes Operacional (Canalizador) e um Assistente Operacional (Calceteiro).

O recrutamento para preenchimento destes postos de trabalho contempla que possam ser contratados trabalhadores com e sem vínculo de emprego público ou com vínculo de emprego público a termo.

Leia também...

Agrocluster Ribatejo prepara empresas para o desafio da internacionalização

O Agrocluster Ribatejo vai realizar no próximo dia 5 de Fevereiro, em Torres Novas, um workshop onde pretende preparar as empresas do sector agro-alimentar…

Plano de Combate ao Insucesso Escolar arranca em Santarém

O Auditório da Escola Secundária Sá da Bandeira recebeu ontem, dia 30 de Janeiro, o arranque Concelhio do PiiCiE LT – Plano Integrado e…

Reitor pede aos peregrinos de longe que não arrisquem ida ao santuário de Fátima

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, pediu hoje aos peregrinos que vivem mais longe que cumpram a peregrinação de Outubro através dos meios…

Despiste contra uma casa em Abrantes provoca um ferido grave

Um acidente de viação provocou ontem um ferido grave na cidade de Abrantes, no distrito de Santarém, disse fonte do Comando Distrital de Operações…