O Município de Santarém aprovou na segunda-feira, dia 20 de Julho, em reunião do Executivo Municipal, integrar a Associação “Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis”. Esta adesão pretende, por um lado: “desenvolver os serviços de limpeza urbana nas cidades” e “reforçar a mobilização social para comportamentos mais responsáveis”.

A Associação ALU – Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, foi constituída em Maio de 2019, e tem como objectivo valorizar os serviços de limpeza urbana e os seus colaboradores, através de uma rede de entidades locais e parceiros públicos e privados, que fomente a eficiência, a investigação e inovação, integrando o cidadão como peça-chave da limpeza urbana, na perspectiva da Economia Circular e das Smart Cities.

A Câmara de Santarém passa a integrar uma rede, constituída por 25 municípios, três empresas municipais e duas freguesias, que pretende tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes, num contexto caracterizado pela produção excessiva de resíduos, pelo aumento da população nas cidades e por uma mudança de paradigma na limpeza urbana que passa pela economia circular, pela descarbonização e pela sustentabilidade.

A par disso, a autarquia vai também lançar um concurso público internacional com vista à contratação de serviços de Recolha indiferenciada de Resíduos Urbanos, Manutenção, Fornecimento, Lavagem, Desinfecção de Contentores, Recolha selectiva de Monos e Recolha selectiva de Resíduos Verdes, nas 17 Freguesias/Uniões de freguesias rurais do concelho de Santarém e Recolha de Resíduos de Construção e Demolição e Recolhas especiais de Resíduos nas 18 Freguesias/Uniões de Freguesias do Concelho.

Esta decisão, aprovada em reunião do Executivo Municipal, prevê a contratação do serviço pelo valor de 6.047.000,00 euros, acrescidos de IVA, pelo período máximo de 8 anos.

O executivo decidiu ainda abrir procedimentos concursais, com o objectivo de recrutar cinco trabalhadores, necessários para o Departamento de Ambiente Sustentabilidade e Espaço Público.

A proposta prevê a abertura de concursos para colmatar lacunas existentes neste serviço: dois Assistentes Operacionais (Coveiro), um Assistente Operacional (Serralheiro), um Assistentes Operacional (Canalizador) e um Assistente Operacional (Calceteiro).

O recrutamento para preenchimento destes postos de trabalho contempla que possam ser contratados trabalhadores com e sem vínculo de emprego público ou com vínculo de emprego público a termo.

Leia também...

Loja CTT vai reabrir este mês

A loja dos CTT em Alpiarça, encerrada em Janeiro de 2018, vai reabrir antes do final deste mês, anunciou a empresa num comunicado em…

Almeirim passa a dispor de Equipa Móvel de Apoio à Vítima

A Câmara de Almeirim formalizou ontem, 7 de Fevereiro, com a APAV – Associação de Apoio à Vítima, um protocolo de colaboração para a…

Militar do Exército internado em unidade de Cuidados Intensivos devido a golpe de calor

Um militar do Exército está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Abrantes, devido a um golpe de calor, que ocorreu durante…

Misericórdia de Pernes oferece tapeçaria ao secretário-geral da ONU

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes, em Santarém, entregou ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, uma tapeçaria com 14 metros, sinalizando a…