Jorge Vieira e Rui Frade, autores do livro Plano Comercial de Vendas, apresentam uma obra que promete revolucionar a gestão comercial em Portugal. Estruturada para apoiar tanto estudantes como profissionais, esta publicação surge como uma ferramenta indispensável para a criação e gestão de departamentos comerciais. Com um propósito solidário, os direitos de autor revertem a favor do Lar dos Rapazes de Santarém, reforçando o compromisso social dos autores.
O que os motivou a escrever o livro Plano Comercial de Vendas e como descrevem a sua relevância para os profissionais da área?
Enquanto professores do ensino superior, consultores e profissionais da área da gestão e do marketing, há muito que sentíamos a falta de uma obra que servisse de guia aos nossos estudantes no seu percurso académico e de apoio aos gestores no âmbito da criação e gestão dos departamentos comerciais. Os alunos passam assim a ter informação detalhada e concentrada numa só ferramenta, o que lhes permite efectuar trabalhos académicos com base numa fonte credível. Os gestores podem adoptar este plano comercial na criação, organização e gestão dos seus departamentos. De um modo geral os profissionais do sector comercial podem ter neste livro uma ferramenta para melhorar os seus conhecimentos e melhorar a sua performance.
Na vossa opinião, quais os principais desafios enfrentados pelos departamentos comerciais actualmente e como esta obra pode ajudar a superá-los?
Num mercado em evolução constante, com o surgimento diário de novas ferramentas e tecnologias, um dos principais desafios passava pela falta de um guia devidamente estruturado que permitisse a concentração num só documento, de toda a informação de áreas tão diferentes como a gestão, o marketing e os recursos humanos. Temos inúmeros planos de negócios e planos de marketing, mas faltava esta ferramenta que consolida conhecimento técnico e prático, numa óptica comercial. O livro está estruturado por fases, permitindo a sua implementação gradual. O responsável do departamento comercial, pode criar o seu plano comercial, utilizando as partes ou elementos do livro, que mais se adequam ao perfil da sua empresa. Está também elaborado de forma a poder ser utilizado num departamento comercial já existente, ou num departamento comercial que está a ser criado de raiz.
A decisão de doar os direitos de autor ao Lar dos Rapazes de Santarém é de assinalar. O que os levou a optar por esta causa em particular?
O novo polo do ISLA fica encostado ao Lar dos rapazes. Durante o período lectivo, a partir das janelas das nossas salas de aula, conseguimos ver os meninos do Lar durante parte das suas actividades. Sentimos com esta doação, que podemos ajudar e contribuir numa pequena parte, para que a vida destas crianças possa ser um pouco melhor. Se todos pudermos ajudar, iremos certamente fazer deste mundo algo melhor. Falamos também de uma instituição credível, para quem, toda a ajuda será de certeza sempre importante.
Com a vossa vasta experiência profissional, que conselho deixam para quem está a iniciar uma carreira na gestão comercial?
Agarrem as oportunidades que possam surgir e dêem sempre o melhor em prol das empresas. Mesmo que às vezes pareça que ninguém presta atenção, na verdade o mercado está atento e vão sempre surgindo oportunidades para crescer e evoluir profissionalmente. Tentem também conjugar a componente técnica profissional com a aquisição de conhecimento académico e científico, visto que desta forma criam uma tríade imbatível: experiência profissional, conhecimento técnico e conhecimento teórico de raiz académica.
Quais os próximos projectos ou ambições que têm em mente, relacionados com a vossa carreira ou com o impacto social?
Não somos professores de carreira, mas antes profissionais com uma experiência sólida em gestão e marketing, que pretendemos partilhar com os meios profissional, académico e, em particular, com os nossos alunos. Nesse sentido, temos vários livros planeados. O próximo, sobre Estudos de Mercado, é escrito a pensar nas necessidades das empresas. Planeamos o seu lançamento para Fevereiro de 2025. Quando se juntam as causas sociais ao que fazemos, conseguimos o melhor para nós e para a sociedade. Esse é um objectivo que pretendemos continuar a prosseguir com a nossa acção. Infelizmente há muitas pessoas que podem beneficiar e muito, de pequenos gestos de todos. Este é um propósito que pretendemos associar sempre aos nossos trabalhos futuros.