As autoridades de saúde do Médio Tejo anunciaram a reabertura da Escola Básica Maria Lucília Moita, em Abrantes, encerrada desde 15 de Abril devido a um surto de covid-19 que afectou inicialmente três crianças e duas encarregadas de educação.

“As nove turmas que estavam em isolamento, seis do 1º ciclo e três do pré-escolar, regressaram esta semana à escola Maria Lucília Moita que reabriu portas ao ensino presencial depois de resolvido o problema naquele estabelecimento de ensino e do respectivo período de isolamento profiláctico por parte das crianças, profissionais e encarregados de educação”, disse à Lusa a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.

No total, o surto naquela Escola Básica “gerou 11 casos positivos, directos e indirectos, entre alunos, encarregados de educação e um funcionário”, e teve ramificações noutros estabelecimentos de ensino de Abrantes com várias turmas a entrarem em isolamento na Escola do 1º Ciclo António Torrado, na Escola de Chaínça, Escola Manuel Fernandes e Escola Solano de Abreu.

No dia 15 de Abril, a delegada de saúde Maria dos Anjos Esperança havia dado conta que a escola básica Maria Lucília Moita ficaria sem regime presencial de aulas por um período de 14 dias devido a um surto de covid-19, que envolveu inicialmente três crianças, duas no pré-escolar e uma no 1º ciclo, e duas mães de outros alunos.

A delegada de saúde pública disse na ocasião que “a autorização para a suspensão da actividade escolar decorreu de um pedido efectuado nesse sentido à Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir a propagação da doença”.

A escola Básica Maria Lucília Moita agrega cerca de 150 crianças do pré-escolar e do ensino básico e o seu encerramento decorreu de uma “medida preventiva, tendo em conta o número de contactos de risco e o facto de haver irmãos de alunos infectados a frequentarem outras escolas”.

Leia também...

Quatro urgências de obstetrícia/ginecologia e uma pediátrica fechadas no fim de semana

Quatro serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia e uma Pediátrica vão estar encerradas no fim de semana, segundo a informação publicada hoje no…

Fecho da urgência de Obstetrícia motiva “enorme preocupação” à Câmara de Abrantes

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, diz estar preocupado com o encerramento das urgências de Obstetrícia do hospital da cidade e espera que…

Hospitais do Médio Tejo reforçam actividade assistencial em 2021

Afluência às urgências cresceu 19% em 2021.

Urgências dos hospitais do CHMT passam a disponibilizar vagas de atendimento nos centros de saúde

Os serviços de urgência de Abrantes, Tomar e Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passaram a ter disponíveis, diariamente, entre uma…