O Conselho de Administração do CNEMA decidiu cancelar a edição de 2025 da Avisan – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, que estava agendada para decorrer entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, em Santarém.
Em comunicado, o CNEMA justifica a decisão com “as condições excecionais e o clima de incerteza das próximas semanas” relacionados com a gripe das aves, após a confirmação de novos casos em aves em cativeiro nos distritos de Aveiro e Santarém. Segundo dados da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), já foram detetados 31 focos da doença em 2025.
A DGAV tem vindo a reforçar o apelo aos detentores de aves para que cumpram as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção, evitando contactos entre aves domésticas e selvagens, devendo qualquer suspeita de infeção ser reportada à autoridade veterinária.
Embora a transmissão do vírus para humanos seja rara, a infeção pode originar quadros clínicos graves, motivo pelo qual o CNEMA considera que o cancelamento é “a decisão mais responsável no momento”, sublinhando que o principal objetivo é garantir a segurança de participantes, visitantes e colaboradores.
O Conselho de Administração manifesta ainda o seu reconhecimento “a todos os parceiros, expositores e visitantes que partilham connosco esta paixão pelos animais” e assegura que está a trabalhar “para que, em breve, possamos remarcar a feira”.
