Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Santarém sob aviso amarelo entre as 3h00 e as 23h59 da próxima quinta-feira, dia 14 de Novembro, devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas que podem atingir os 80 km/h. Também as temperaturas máximas vão descer a partir desse dia devido a uma massa de ar muito frio proveniente da Irlanda.

“A descida acentuada da temperatura será a partir de amanhã [quinta-feira]. Estes valores baixos vão manter-se sexta-feira e sábado e no domingo espera-se uma subida da temperatura”, disse a meteorologista do Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, esta descida brusca da temperatura está relacionada com a entrada de uma massa de ar muito frio, ar polar, que vem de norte, da Irlanda.

“De destacar que amanhã [quinta-feira] a descida da temperatura não será só acentuada, mas também acompanhada de vento forte. Estes dois factores conjugados vão dar um desconforto térmico, o que significa que as pessoas vão sentir mais frio do que aquele que é registado através das temperaturas”, sublinhou.

Segundo a especialista, está prevista uma descida da ordem dos 8 graus nas temperaturas máximas e 2 a 4 graus nas mínimas.

Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para seis distritos do continente, entre eles Santarém. O Instituto prevê que o vento pode vir a atingir rajadas de 80 quilómetros.

“A partir de domingo os valores da temperatura vão subir, mas não para os valores que temos tido nos últimos dias. [contudo] serão mais elevados do que durante este episódio de tempo frio que teremos nos próximos dias”, indicou.

Leia também...

Pulseira electrotécnica para suspeito de violência doméstica

Um homem de 38 anos foi detido pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Santarém pela prática do…

PSD quer concelhos como Santarém incluídos nos apoios à criação de emprego

O PSD questionou hoje o Governo sobre a exclusão de concelhos como o de Santarém do acesso ao programa +CO3SO Emprego Urbano, exigindo a…

Cientista ribatejana premiada pela Comissão Europeia por primeiro ecrã transparente

A engenheira de materiais e investigadora Elvira Fortunato, “mãe” do transístor de papel, com raízes familiares em Alcanena, foi hoje distinguida pela Comissão Europeia…

Igreja diz que “não falta vontade” para tornar públicas contas de Fátima

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, afirmou que “não falta vontade” para tornar públicas as contas do Santuário de Fátima, mas…