A programação do Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresenta, de setembro a dezembro, espetáculos como o “Lago dos Cisnes” e artistas como João Baião, Rodrigo Leão, César Mourão, Aldo Lima e José Pedro Gomes, anunciou hoje o município.
O último período da programação para 2023 abre a 16 de setembro com Fritz Kahn and The Miracles, “projeto caracterizado pelos sons melodiosos e melancólicos”, com o espetáculo “Must love be blind?”, levando Susana Domingos Gaspar ao Teatro Virgínia, dia 22, “Andor”, uma coreografia construída a partir de um texto de natureza autobiográfica, afirma a Câmara de Torres Novas em comunicado.
Para assinalar o aniversário da reconstrução do atual edifício, o Teatro Virgínia oferece concertos gratuitos, o primeiro, a 13 de outubro, com Shirley Davis & The Silverbacks, e o segundo, dia 27 do mesmo mês, juntará o DJ e produtor Stereossauro e o músico João Cabrita, que apresentarão “Cachorro sem dono”.
Pelo meio, a 20 de outubro, a sala receberá a estreia nacional do espetáculo de João Baião “Feliz Aniversário”.
O mês de novembro abrirá, dia 03, com o espetáculo que celebra os 150 anos da Banda Operária Torrejana, que convidou Sofia Escobar e contará com a participação especial da Banda Filarmónica do Outeiro Grande e da Sociedade Filarmónica União Matense.
O Teatro Maior de Idade vai estrear a peça “Sala do Fim” a 10 de novembro e, a 17 do mesmo mês, o comediante, humorista, roteirista e escritor Afonso Padilha apresentará “E agora?”.
Rodrigo Leão estará no Teatro Virgínia com “Piano para Piano”, espetáculo que terá na primeira parte Carlos Maria Trindade, no dia 11 de novembro, mês que fechará com a comédia “Pela ponta do nariz” (dia 30), com Aldo Lima e José Pedro Gomes.
O mês de dezembro arrancará com “O Lago dos Cisnes”, pela Classic Stage, dia 09, fechando a programação do ano, a 16 desse mês, com um concerto de César Mourão.
A programação inclui um conjunto de espetáculos “mais intimistas”, que serão apresentados na ‘blackbox’ da Central do Caldeirão, espaço cultural recentemente inaugurado, destaca, ainda, o município.
Aí, o humorista e guionista Manuel Cardoso vai apresentar, a 14 de outubro, “Red Flag”, a 03 de novembro, Moco e a sua banda vão apresentar, pela primeira vez, os temas que irão compor o primeiro álbum de originais, e, a 07 de dezembro, atuará o Phydellius’ Combo Jazz, composto por jovens músicos torrejanos.
A programação para crianças a decorrer nesse espaço inclui uma instalação artística que propõe estimular sensorialmente bebés dos 3 meses aos 3 anos, “Ovo” (21 de outubro), e “O Pai Que se Tornou Mãe”, espetáculo para crianças a partir dos 3 anos (03 de novembro).
As iniciativas fora de portas incluem, ainda, o ciclo de câmara na Igreja de Alcorochel, a 01 de outubro, e, a 28 desse mês, no Palácio dos Desportos, a 9.ª Sinfonia de Beethoven, com a orquestra Alma Mater, Choral Phydellius, Coral Sinfónico de Portugal e Spatium Vocale, tendo como solistas Cecília Rodrigues, Carolina Figueiredo, Pedro Rodrigues, Tiago Amado Gomes e maestro João Baptista Branco.
O município destaca, igualmente, as sessões de cinema do Cineclube de Torres Novas e as atividades no âmbito do Lab Criativo.