Foto: Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública

A Sociedade Recreativa Operária de Santarém recebe a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, no próximo dia 10 de Outubro, “para um concerto memorável”, às 21h30, no Convento de São Francisco, em Santarém. Anuncia a instituição em comunicado.

Sob a regência do Maestro Intendente José Ferreira Brito, a banda vai trazer até à cidade um concerto dedicado a obras do compositor português Miguel Diniz (que passou por Santarém no seu percurso artístico), com Nuno Martins como solista no saxofone tenor, “também ele ligado a Santarém no seu percurso artístico”, revela a nota de imprensa.

A Banda Sinfónica da PSP é o agrupamento musical oficial da PSP, com origens num grupo de músicos do antigo Comando Distrital de Lisboa e uma história que atravessa várias décadas como corpo musical organizado da polícia.

A banda cumpre um duplo papel: presta serviço cerimonial e institucional (desfiles, cerimónias oficiais, eventos da polícia) e desenvolve atividade concertística (concertos sinfónicos, ciclos em teatros e participações em festivais), apresentando repertório para banda sinfónica — desde obras clássicas e contemporâneas para sopros até arranjos populares e peças de música portuguesa.

O Maestro José Ferreira Brito especializou-se em saxofone, passou por bandas militares e ao longo da carreira assumiu funções de direcção musical dentro da PSP.

Miguel Diniz é compositor, maestro e professor. Formou-se em piano e em composição em Portugal e completou o mestrado e doutoramento em composição na Royal Holloway, Londres (onde recebeu um prémio de mérito).

Nuno Martins, saxofonista e professor, iniciou o percurso musical aos 10 anos, na Sociedade Filarmónica de Benavente. É músico da Banda Sinfónica da PSP desde 2000. Como freelancer actuou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e a Orquestra Gulbenkian.

O Concerto da Banda Sinfónica da PSP está inserida na candidatura PAAAC 2025, apoiada pela Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

1º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai assinalar amanhã, sábado, 4 de Fevereiro, no Espaço Jackson, o 1º Aniversário da Inclusão dos “Bordados…

Câmara de Salvaterra lança revista dedicada à RARET e a Glória do Ribatejo

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou no dia 4 de Julho, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, um número temático da…

Teatro Sá da Bandeira recebeu ópera cómica multimédia que confronta o interior e a tecnologia

O Teatro Sá da Bandeira recebeu no sábado, 11 de Janeiro, o Quarteto Contratempus com o espectáculo “Simplex”, uma ópera cómica multimédia que relaciona…

Coletividades dão a provar sabores da tradição familiar em Rio Maior

As Tasquinhas de Rio Maior arrancaram esta sexta-feira, 29 de Março, no pavilhão multiusos da cidade, dando a provar, até 7 de Abril, a…