As praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes, no concelho de Abrantes, hastearam na passada quarta-feira, dia 5 de Julho, a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa que reconhece a qualidade da água das praias fluviais.
A Praia Fluvial de Aldeia do Mato recebe pela 13ª a Bandeira Azul, tendo também hasteado a bandeira de Praia Acessível e a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, pela nona vez.
A classificação de praia com “Qualidade de Ouro” é atribuída pela Quercus no início de todas as épocas balneares às praias que cumprem com os critérios “qualidade de água excelente” nas últimas cinco épocas balneares.
No caso da Praia Fluvial de Fontes, a funcionar desde 2018, este é a quinta vez que recebe a Bandeira Azul, atestando a qualidade das suas águas, sendo que esta praia fluvial recebeu este galardão pela primeira vez em 2019.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, e Álvaro Paulino, presidente da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, juntamente com os empresários responsáveis das respetivas concessões hastearam a Bandeira Azul na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, seguindo-se o hastear da Bandeira Azul na Praia Fluvial de Fontes.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes congratulou-se com as duas Bandeiras Azuis do Concelho de Abrantes e destacou que “o que pretendemos é promover as nossas praias fluviais e ter o maior número possível de pessoas a frequentar estes espaços”, notou.
A Bandeira Azul é um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e é atribuída anualmente às zonas balneares e marinas que cumpram um conjunto de critérios nas áreas de educação ambiental e informação, gestão e segurança, qualidade da água e meio costeiro.