Bandeiras da excelência ambiental e da boa acessibilidade hasteadas na Praia Fluvial de Aldeia do Mato

A Bandeira Azul, galardão que atesta a qualidade da água, equipamentos e serviços, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, foi hasteada no dia 5 de Julho na Praia Fluvial de Aldeia do Mato. Içada foi também a Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos, que reconhece a existência de condições de acessibilidade e segurança.

A exigência e o rigor que norteiam a atribuição da bandeira azul às praias fluviais foram referidas por Margarida Nunes, da APA, Agência Portuguesa de Ambiente, como forma de valorizar esta conquista que, no caso da praia fluvial de Aldeia do Mato, já ocorre há 8 anos.

“Um diamante por lapidar”. Ernesto Damião, empresário responsável pela concessão desta que é uma das praias mais procuradas da região, classificou desta forma a praia fluvial, enaltecendo a visão “de vanguarda” da Câmara Municipal de Abrantes por apostar na valorização deste território do norte do concelho.

Para o vereador da área do turismo, a atribuição das duas bandeiras à praia fluvial é motivo de “orgulho e responsabilização”. A Albufeira de Castelo de Bode tem-se revestido de particular interesse por parte da Câmara Municipal de Abrantes. Na semana em que o governo da Nação determinou formalmente a elaboração do Programa Especial da Albufeira de Castelo do Bode (PEACB) para substituir o desatualizado Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode (POACB), Luís Dias salientou o proveito desse potencial a favor de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, tendo por base o turismo. Nesse âmbito, o autarca destacou a importância do trabalho em parceria. No caso da Praia Fluvial de Aldeia do Mato, com vários investimentos municipais ao longo dos anos, com a Junta de Freguesia e com a empresa concessionária. Mas também o trabalho que está a ser feito no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo para a valorização de todas as praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode, nomeadamente através do desenvolvimento do desporto aquático wakeboard, com uma estância cable park nesta praia para a prática da modalidade. Salientou ainda as dinâmicas da Associação de Empresários de Castelo de Bode.

A área de recreio e lazer de Fontes, igualmente na margem do rio Zêzere, é outro investimento municipal com a finalidade de valorizar uma das outras freguesias que confinam com a albufeira.

Localizada na margem esquerda do Rio Zêzere, em plena Albufeira de Castelo do Bode, a Praia Fluvial de Aldeia do Mato dispõe de piscinas flutuantes, cais de acostagem, equipamento para a prática de des­portos náuticos, percursos fluviais, balneários, bar de apoio, bungalows para estadia.  O espaço envolvente da praia fluvial é ideal também para a realização de percursos pedestres, BTT e orientação. Dispõe de estação Intermodal (estruturas multifuncionais de apoio), integrada na Grande Rota do Zêzere.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS