Os espaços de diversão nocturna, encerrados desde Março de 2020 devido à pandemia de covid-19, podem reabrir a partir de 1 de Outubro, para clientes com certificado digital.

Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa sublinhou que na próxima semana deverá ser alcançada a meta de 85% da população vacinada contra a covid-19, pelo que é possível entrar, a partir de Outubro, na terceira fase do plano de desconfinamento anunciado no final de Julho.

Em 29 de Julho, o Governo anunciou que os espaços de diversão nocturna poderiam reabrir em Outubro, quando as autoridades previam que 85% da população estivesse com a vacinação completa contra a covid-19.

Para além da abertura dos bares e discotecas, os restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo e chega ao fim a exigência de certificado digital para acesso a restaurantes e para estabelecimentos turísticos ou alojamento local.

Os casamentos e baptizados, o comércio e os espaços culturais deixam de ter limite de lotação.

É obrigatória a apresentação Certificado Digital Covid nas viagens por via aérea ou marítima, visitas a lares e estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos e no bares e discotecas.

O uso da máscara é obrigatória nos transportes públicos, lares, hospitais, salas de espectáculos e eventos, grandes superfícies e em locais interiores de permanência prolongada.

O primeiro-ministro disse também que a evolução positiva do país no controlo da covid-19 vai permitir que passe do actual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 1 de Outubro.

“Estamos em condições de avançar para a terceira fase do plano [de alívio de restrições] de 29 de Julho passado. Portugal passará do actual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 1 de Outubro”, declarou.

Leia também...

Vítimas de abuso na Igreja com idades entre os 5 e os 25 anos – Relatório

A idade mais prevalente das vítimas de violência sexual no seio da Igreja Católica em Portugal que apresentaram queixa ao Grupo VITA era de…

Doze concelhos de quatro distritos em risco máximo

Doze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e…

Almeirim investe perto de 2 milhões de euros para criar nova creche no concelho

A Câmara de Almeirim prevê investir 1,5 milhões de euros num edifício que adquiriu por 250.000 euros para a criação de uma creche com…

Caneiras recebe festival dedicado ao peixe do rio

A União de Freguesias da Cidade de Santarém, com o apoio do município, organiza e promove a segunda edição do Tejo Convida: um fim-de-semana…