Foi assinado, no passado dia 02, o protocolo tripartido de colaboração relativo ao programa Bata Branca que junta a Unidade Local de Saúde de Leiria, representado pelo Dr. Licínio Carvalho e a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, representada pela sua Provedora, Fernanda Rosa.

Este documento, já aprovado em Reunião da Câmara de 15 de Janeiro, representa um acordo de cooperação entre as três entidades, com vista à prestação de cuidados de saúde à população da área territorial do Concelho de Ourém. O acordo agora firmado prevê a realização de consultas médicas prestadas por profissionais com vínculo à Santa Casa da Misericórdia Fátima – Ourém, aos utentes inscritos nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Ourém que não tenham médico de família atribuído.

A Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém assegurará, desta forma, as 100 horas semanais necessárias para colmatar as falhas nas consultas, até final do ano civil de 2024, conforme protocolo estabelecido com o Município de Ourém desde 1 de Junho de 2023, às quais acrescem 50 horas semanais, a partir de 1 de fevereiro até 31 de Dezembro de 2024, totalizando 150 horas semanais e assegurando médicos em todas as extensões de saúde do concelho.

O acordo prevê um esforço conjunto da ULS da Região de Leiria, que disponibiliza uma comparticipação no valor de 27 €/hora, e do Município de Ourém que apoia com um complemento até 15 €/ hora. Atualmente, são 9 os profissionais de saúde a trabalhar nas várias extensões de saúde do concelho, ao abrigo do programa Bata Branca.

Leia também...

PSD acusa Governo de “falta de transparência” no reforço dos fundos do Hospital de Santarém

O PSD acusou hoje o Governo de “falta de transparência e competência” na resolução dos problemas do Hospital de Santarém, por, ao contrário do…

Comparticipação de testes rápidos de antigénio entra em vigor na quinta-feira

A comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional entra em vigor na quinta-feira, sendo que o preço máximo da sua realização não…

Agravamento da pandemia suspende actividade não urgente nos hospitais do distrito

Os hospitais públicos da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se incluiu o Hospital de Santarém e o Centro Hospitalar do Médio…

Conferência “Saúde e Medicina em Portugal na Época dos Descobrimentos”

No âmbito da Feira de Época, no dia 25 de Maio, o Município de Torres Novas promove a Conferência “Saúde e Medicina em Portugal…