A deputado do BE eleita por Santarém, Fabíola Cardoso, questionou esta quinta-feira, 23 de Julho, o Governo sobre novos episódios de poluição em Alcanena, com “odores nauseabundos, intensos e prejudiciais para a saúde da população”.

Numa pergunta dirigida ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, a deputada refere o protocolo assinado em 2009, que visava uma ampla intervenção no sistema de tratamento de águas residuais de Alcanena, e a criação, em 2019, de uma empresa para gerir este sistema, questionando o que leva a que persistam os problemas ambientais no concelho.

Em concreto, Fabíola Cardoso pergunta se as entidades fiscalizadoras foram notificadas de descargas ilegais no sistema de tratamento de águas residuais de Alcanena no mês de Julho, se foram realizadas ou estão previstas acções inspectivas para determinar a origem da poluição e quais são as consequências e as conclusões das acções inspectivas.

Por outro lado, pergunta se há entidades a utilizar o sistema de tratamento de águas residuais sem a devida licença, se algumas não cumprem o pré-tratamento de efluentes e, se sim, quais e que medidas prevê o Governo adoptar para evitar que se repitam episódios de poluição ambiental no município.

Leia também...

Ecolezíria disponibiliza centros de compostagem comunitária em cinco Juntas de Freguesia

A Ecolezíria, empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo de recolha e tratamento de resíduos urbanos disponibiliza cinco centros de compostagem comunitária em parceria com…

IPMA emite aviso amarelo para Santarém

O distrito de Santarém está sob aviso amarelo devido a forte precipitação entre as 18.00 e as 23:59 desta quinta-feira, 31 de Janeiro. O…

Barragem de Castelo de Bode com produção de electricidade restringida a duas horas por semana

Efeitos da seca que o País atravessa.

Centro de Interpretação do Paul do Boquilobo inaugura novo projecto expositivo

Os municípios de Torres Novas e da Golegã, assim como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), inauguraram o novo projecto…