O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre os resíduos da indústria de curtumes encontrados, no início de Maio, por elementos da ASAE junto a uma unidade industrial em Alcanena.

Em comunicado, partido refere que a deputada Fabíola Cardoso e o deputado Nelson Peralta querem saber se o solo e as linhas de água se encontram contaminados e se vão ser aplicadas medidas de recuperação ambiental. Para além disso, o BE pergunta também sobre as consequências para os infractores e se o Governo conhece outros depósitos ilegais de resíduos da indústria de curtumes em Alcanena.

No documento entregue na Assembleia da República, a deputada e o deputado salientam que o Bloco de Esquerda “tem vindo a alertar para um conjunto vasto de episódios de poluição provocados por unidades industriais de curtumes em Alcanena que muito têm prejudicado a qualidade de vida da população e a biodiversidade.”

PUBLICIDADE

Recorde-se que, no passado dia 10 de Maio, a ASAE tornou pública uma inspecção levada a cabo numa indústria de curtumes de Alcanena, por suspeita de crime ambiental. Na operação foram realizadas escavações junto à unidade industrial que comprovaram a existência de raspas azuis e verdes (resíduos industriais), lamas provenientes das lagoas e resíduos de construção e demolição. A ASAE informou haver indícios de contaminação de solos e lençóis freáticos.

“Os deputados do Bloco de Esquerda exigem a aplicação de medidas verdadeiramente dissuasoras da irresponsabilidade dos poluidores, pois defendem que a população de Alcanena tem direito a usufruir de um ambiente limpo e aprazível”, conclui a mesma nota.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…