O Bloco de Esquerda de Torres Novas declarou “surpresa, estupefação e indignação” pelo abate de árvores no âmbito da empreitada de Mobilidade Urbana Sustentável, a decorrer na rua Luís de Camões.
Em comunicado, a concelhia de Torres Novas do BE lamenta que, apesar do apelo feito ao município para parar a obra e pensar em alternativas, o abate continue, frisando o “papel indispensável” das árvores para a qualidade de vida das populações e as décadas que são precisas para crescerem.
“No contexto climático atual percebe-se bem o que é viver numa cidade com e sem árvores”, refere a nota, na qual o BE assegura que o projeto, que não teve discussão pública, não previa o abate de árvores e pede que seja divulgada antecipadamente a informação sobre se está previsto o abate de mais árvores.
Segundo a Câmara Municipal de Torres Novas explicou em comunicado na página de Facebook, publicado a 11 de Janeiro a empreitada “visa garantir um corredor pedonal sem qualquer tipo de obstáculos, em algumas das artérias mais movimentadas da cidade, permitindo a circulação a toda a população e um acesso privilegiado às paragens de transportes coletivos de passageiros, equipamentos desportivos e equipamentos escolares. A intervenção pretende ainda melhorar os padrões de acessibilidade da cidade, potenciando o aumento de autonomia e independência de pessoas com algum tipo de incapacidade física, sensorial ou cognitiva”.