Dois bebés gémeos de 18 meses de Coruche foram assistidos no Hospital Distrital de Santarém, na passada sexta-feira, 11 de Março, depois terem inalado hipoclorito de sódio (composto de desinfetante) em vez de soro fisiológico, depois de uma alegada troca na farmácia.

Em comunicado, o Hospital Distrital de Santarém confirma que os dois bebés “foram assistidos no Serviço de Urgência do HDS, na passada sexta-feira dia 11 de Março”, onde acrescenta que a mãe das crianças se apercebeu “que o soro fisiológico que alegadamente havia adquirido na farmácia local afinal tinha sido trocado por hipoclorito de sódio de 0,5 por cento, um produto de aplicação cutânea para desinfeção de feridas”.

A instituição refere ainda que os bebés “foram observados por um otorrino, apresentado apenas uma ligeira alteração na mucosa nasal, ficando em observação por umas horas no hospital antes de terem alta”.

A GNR de Santarém está a investigar o caso, apesar de tudo apontar para uma troca entre os dois produtos na farmácia local.

Leia também...

CHMT organiza o I Simpósio das Comissões de Humanização Hospitalares

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) promove esta quinta-feira, 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, o I Simpósio…

Centros de vacinação começaram a funcionar com semáforos virtuais

A ´task force` que coordena a vacinação contra a covid-19 informou hoje que os centros de vacinação começaram a funcionar com um sistema de…

Acessibilidade aos cuidados de saúde melhorada através do telerastreio dermatológico no HDS

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) faz a triagem, à distância, de cerca de 150 pedidos de consulta de Dermatologia, por semana. Este serviço,…

Matilde nasceu numa ambulância e é o primeiro “Bebé do Ano” da ULS Médio Tejo

A “bebé do ano” não nasceu nas quatro paredes da maternidade em Abrantes. Veio ao mundo a bordo da ambulância de Suporte Imediato de…