Dois bebés gémeos de 18 meses de Coruche foram assistidos no Hospital Distrital de Santarém, na passada sexta-feira, 11 de Março, depois terem inalado hipoclorito de sódio (composto de desinfetante) em vez de soro fisiológico, depois de uma alegada troca na farmácia.

Em comunicado, o Hospital Distrital de Santarém confirma que os dois bebés “foram assistidos no Serviço de Urgência do HDS, na passada sexta-feira dia 11 de Março”, onde acrescenta que a mãe das crianças se apercebeu “que o soro fisiológico que alegadamente havia adquirido na farmácia local afinal tinha sido trocado por hipoclorito de sódio de 0,5 por cento, um produto de aplicação cutânea para desinfeção de feridas”.

A instituição refere ainda que os bebés “foram observados por um otorrino, apresentado apenas uma ligeira alteração na mucosa nasal, ficando em observação por umas horas no hospital antes de terem alta”.

A GNR de Santarém está a investigar o caso, apesar de tudo apontar para uma troca entre os dois produtos na farmácia local.

Leia também...

45 novos médicos em formação recebidos no Centro Hospitalar do Médio Tejo

Os 30 novos médicos internos que irão fazer o Ano Comum até dia 31 de Dezembro, e os 15 médicos para as Especialidades foram…

ULS Lezíria aposta na inovação digital para melhorar o atendimento aos utentes

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) esteve presente na sessão “Digitalize e transforme o atendimento clínico com a IA”, um evento…

Hospital de Santarém promove 1ª Caminhada Contra o AVC

O Hospital Distrital de Santarém promove no próximo dia 31 de Março, a 1ª Caminhada Contra o AVC, no dia em que se comemora…

Cuidados intensivos de Abrantes com 90% de ocupação por infeções respiratórias

O Hospital de Abrantes, no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), atingiu hoje 90% da capacidade instalada de internamento em cuidados intensivos por doentes…