Foto ilustrativa

O município de Benavente está a promover operações de fogo controlado, contando, desde esta semana, com o apoio da Brigada de Sapadores Florestais recentemente criada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A brigada intervirá na preparação das parcelas e nas operações de fogo controlado agendadas para 09 e 10 de Fevereiro e que se seguem à que foi realizada no passado dia 26 numa área de 35 hectares de eucaliptal da Herdade de Vale de Estacas, na EN 118-1, entre Benavente e Santo Estêvão, recentemente alvo de corte dos eucaliptos, afirma um comunicado da Câmara de Benavente (Santarém).

Estas operações visam a gestão do combustível florestal (sobrantes do abate das árvores), através da sua eliminação pela queima, cumprindo as normas preventivas da Defesa da Floresta Contra Incêndios, “ao mesmo tempo que, sendo uma operação amiga da natureza, se deixou garantida a fertilização natural do solo, através da incorporação que irá sendo feita das cinzas resultantes da queima, ricas em azoto”, afirma a nota.

O município adianta que estas operações servem igualmente “para a melhoria do entrosamento dos corpos de bombeiros envolvidos, manutenção das qualificações dos bombeiros credenciados como operacionais de queima, familiarização dos bombeiros mais novos com ambiente real de um incêndio e, para os mais experientes, treino e aprofundamento de competências no combate a incêndios rurais”.

Leia também...

Correio Centenário: O Carnaval em Santarém

Nas Ruas O entrudo manteve nesta cidade as suas tradições… de sensaboria que há anos vão fazendo grande progresso. Nas ruas, as máscaras primam…

Governo diz que alívio de restrições será “progressivo, gradual, cauteloso”

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse que é de esperar “alívio nas restrições” impostas pela pandemia de covid-19, mas que esse…

Filme de Chico Noras premiado no Reino Unido

O novo filme “Maria José Maria” do realizador escalabitano Chico Noras foi distinguido, a 28 de Julho, com os prémios “Best Short Film” e “Best…

Oferta de casas à venda em Portugal sobe 10% no 4.º trimestre de 2023

O “stock” de casas disponível para venda em Portugal subiu 10% no quarto trimestre de 2023, face a idêntico período de 2022, anunciou hoje…