Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Dezenas de milhares de motociclistas de todo o país são esperados em Fátima, no próximo domingo, para a edição deste ano da Bênção dos Capacetes, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia.

Carlos Pereira, motociclista do concelho de Peniche e membro da organização da peregrinação/bênção, disse que “se o tempo estiver bom, e há indicações nesse sentido, os motociclistas tirarão as motos da garagem e farão a viagem para Fátima”.

“Na última edição, em 2019, e segundo os números que o Santuário nos deu, estiveram cerca de 160 mil pessoas na bênção”, acrescentou, sublinhando que “para o Santuário, esta já é uma das maiores peregrinações” do ano.

Tudo começou em 2014, quando “um grupo de amigos se lembrou de fazer a bênção dos capacetes. O Santuário autorizou e a missa foi num parque de estacionamento. No início, pensámos que seriam 40 ou 50 motos a irem até Fátima, mas foram perto de mil”, recordou Carlos Pereira.

“A partir daí, foi sempre a subir”, acrescentou, admitindo que não é apenas a fé que levam muitos motociclistas ao santuário da Cova da Iria. “Muitos vão pelo convívio, pela amizade e, enquanto uns estão a assistir às cerimónias, outros estão à volta, à espera”, disse Carlos Pereira à agência Lusa, sublinhando que esta iniciativa tem sempre um cariz solidário.

“Em 2019, através de uma percentagem da venda de merchadising ligada à iniciativa, apoiámos o Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão e os Bombeiros de Águas de Moura. Este ano, as verbas angariadas são para apoiar a recuperação [através de sessões de fisioterapia] do piloto de motocross Marco Silva, que em 2021, enquanto treinava, teve um acidente e ficou paraplégico”, acrescentou.

As cerimónias de domingo serão presididas pelo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério.

Carlos Pereira alertou, entretanto, para a “grande logística” que envolve a preparação e realização desta peregrinação/bênção, em que participam, além dos clubes motards [dez em cada edição, rotativamente] e do Santuário, a Câmara de Ourém, o INEM, a GNR, a Protecção Civil ou os bombeiros.

A GNR, em comunicado, informou que o Comando Territorial de Santarém “vai implementar um dispositivo especial de segurança” em Fátima no domingo, “intensificando as acções de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade (…) para garantir a segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar a segurança rodoviária e fluidez do trânsito no âmbito da Operação Bênção dos Capacetes 2022”.

A operação, segundo a GNR, visa “garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos ao Santuário de Fátima e zonas envolventes, garantir a prevenção de ilícitos criminais ou alterações da ordem pública e garantir o clima de segurança e tranquilidade pública durante todo o evento, através do reforço do policiamento”.

“É esperada a deslocação de milhares de motociclistas, razão pela qual o Comando Territorial de Santarém da GNR empenhará as suas diversas valências e será reforçado por várias Unidades da Guarda, destacando-se a valência do trânsito e inactivação de explosivos do Comando Territorial de Leiria, cinotecnia, ordem pública e operações especiais da Unidade de Intervenção (UI), forças a cavalo”, além do recurso a drone, acrescenta o comunicado da GNR.

Leia também...

6 Vitorianos na lista final da Selecção Distrital sub-15 de Futsal

Foram seis os craques do Vitória Clube de Santarém que mereceram a…
Foto de arquivo

Trânsito na A23 entre Torres Novas/Abrantes retomado hoje com basculamento de tráfego

O trânsito entre o Nó da Atalaia e o Nó de Constância…

Equipa de infantis do Clube Náutico de Abrantes sagrou-se vice-campeã nacional de ginástica artística

A equipa de infantis do Clube Náutico de Abrantes, com os atletas…

Laboratórios experimentais para as PME começam amanhã em Santarém

Depois da apresentação do projecto Finance for Growth, chegam agora as Finance…