A vida e obra de Bernardo Santareno, nome maior da dramaturgia nacional, está hoje a ser evocada na Sala de Leitura que lhe herdou o nome na cidade de Santarém.

Para esta sessão foram convidados para proceder à “evocação histórica”, Joaquim Martinho da Silva, seu primo, e Vicente Batalha, amigo e ex-presidente do Instituto Bernardo Santareno

Na ocasião, foi ainda feita a primeira pré-apresentação do livro sobre o seu centenário, que passará em 2020, a cargo do investigador e historiador José Miguel Noras.

António Martinho do Rosário nasce na freguesia de Marvila, em Santarém, em 19 de Novembro de 1920. Filho de Joaquim Martinho do Rosário e de Maria Ventura Lavareda do Rosário;

licenciou-se em Medicina, pela Universidade de Coimbra, em 1950. É considerado o maior dramaturgo português do século XX, com o pseudónimo literário de Bernardo Santareno.

O médico psiquiatra e dramaturgo legou-nos uma vasta produção teatral, tendo iniciado a sua carreira em 1957. A paixão pelo teatro manifesta-se, desde cedo; no seu tempo de adolescente, Bernardo Santareno encenava pequenas peças de teatro, estreando no “palco” os familiares e a vizinhança. Não são raras as vezes que encena estas peças na aldeia de Espinheiro, localidade pertencente ao concelho de Alcanena, onde radica a raiz familiar paterna.

A maior parte dos trabalhos de Bernardo Santareno foi censurada pela ditadura salazarista. As peças que não estavam proibidas pela censura eram representadas com intervalos de cerca de dez anos, após a sua publicação. Desanimado com esta realidade, em Março de 1974, Bernardo Santareno termina o manuscrito da sua 14ª obra literária, aquela que refere ser a sua última peça: “Português, Escritor, 45 Anos de Idade”.

*Notícia desenvolvida na Edição de 07 de Dezembro

Leia também...

Festival de Estátuas Humanas de Santarém embeleza ruas do Centro Histórico

Pela primeira vez, as ruas Serpa Pinto e Guilherme de Azevedo, em…

Tasquinhas Sabores e Saberes de 24 a 26 de Maio em Casével

O Salão de Festas da Comenda recebe nos dias 24, 25 e…

Milhares de pessoas marcam presença nas Festas de Amiais de Baixo

As Festas de Amiais de Baixo, em Honra do Mártir São Sebastião,…

‘Viver os Santos’ substitui tradicional Feira de Todos os Santos no Cartaxo

Entre 30 de Outubro e 1 de Novembro.