De 25 a 27 de Novembro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes assinala 14 anos desde a inauguração do actual edifício, localizado na margem direita do rio Almonda, perto do castelo e no centro da cidade.

Em 27 de Novembro de 2008 o então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva deslocou-se a Torres Novas para inaugurar a nova, moderna e funcional biblioteca municipal, num edifício com uma área útil de 3200 m2, construído em três pisos, bem equipado e que integra uma sala de leitura geral, sala infantojuvenil, sala de conto, mediateca, espaços de convívio e de apoio ao leitor e gabinetes de trabalho. Acolhe ainda o arquivo municipal e um auditório com capacidade para cem pessoas. Dispõe também, recentemente, de um espaço gaming.

O nome de Gustavo Pinto Lopes é uma homenagem ao fundador da primeira biblioteca-museu de Torres Novas, inaugurada em 1937. A BMGPL integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, tendo este novo edifício resultado de um contrato-programa celebrado com o Ministério da Cultura e a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Do programa das comemorações deste 14.º aniversário faz parte a abertura da exposição colectiva de trabalhadores do Município no dia 25 de Novembro, pelas 18h00.

Segue-se, no dia 26 de Novembro, pelas 15h30, a apresentação do livro Os Dialectos das Imagens. Discursos do Sagrado e do Profano, de Aurélio Lopes e Vítor Serrão (ed. Caleidoscópio).

Está ainda previsto, pelas 10h30 do dia 27 de Novembro, o espectáculo História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, a partir do texto de Luís Sepúlveda e ilustrações de Paulo Galindro pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, destinado a famílias e crianças a partir dos 3 anos.

Leia também...

“Fake week” alerta para os perigos da desinformação

A alerta para os perigos da desinformação, seja através de notícias falsas…

CTT lançam Postal Comemorativo dos 150 anos dos B.V. de Santarém (vídeo)

BV de Santarém assinalou hoje os seus 150 anos de vida.

Urgência de Abrantes reabre, Caldas e Setúbal encerram

 Os hospitais São Bernardo, em Setúbal, e das Caldas da Rainha fecharam…

Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe tertúlia de poesia

A tertúlia de poesia “um poema na vila” vai dinamizar no próximo…