A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 25) decorre entre 7 e 15 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, sob o mote das “Biosoluções”, colocando o enfoque em práticas sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente.

A edição deste ano da FNA pretende dar visibilidade à evolução do sector agrícola na adopção de soluções inovadoras que promovem a produtividade dos solos e das culturas, com menor impacto ambiental, menor emissão de gases com efeito de estufa, uso mais eficiente da água e incentivo à biodiversidade.

Empresas de referência como a Agenda Mobilizadora InsectERA, Corteva, Agrobio, Repsol e Floene, bem como a participação de várias “Bio-Regiões”, estarão presentes para dar corpo a esta aposta temática. A feira conta ainda com a participação de instituições como a Comissão Europeia e o Ministério da Agricultura do Brasil, o que reforça a sua projecção internacional.

Este ano, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) assinala meio século de existência e marca a sua presença na FNA com um programa especial, que inclui, logo a 7 de Junho, a visita do Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, a convite da organização. A CAP promove também uma série de debates e encontros, entre os quais a “Conferência Internacional sobre Agricultura nos países do Sul da Europa”, a 11 de Junho, que reunirá representantes de Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Croácia para discutir uma posição conjunta sobre a nova Política Agrícola Comum (PAC).

A par desta conferência, destacam-se outras iniciativas promovidas pela CAP, como o workshop sobre Agricultura Regenerativa e o seminário “O Futuro dos Jovens Agricultores”, que decorrem nos dias 11 e 12 de Junho, respectivamente.

As já habituais “Conversas de Agricultura” voltam a marcar presença, proporcionando debates técnicos e científicos em torno dos desafios do sector. Entre os temas abordados estão as biosoluções, o impacto do acordo União Europeia-Mercosul na agricultura familiar, a caprinicultura, a comercialização do azeite e a olivicultura no Brasil, entre muitos outros.

A vertente agro-pecuária mantém o seu peso tradicional na FNA, com exposições de raças autóctones de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos, e com a realização de concursos como o 12.º Concurso Geral de Jovens Reprodutores de Ovinos P3 (7 de Junho), o Concurso da Cabra Serrana (10 de Junho), o Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana e a Prova Morfo-Funcional de Aptidão Toureio.

Os visitantes poderão ainda assistir ao Concurso de Saltos Nacional B, a diversas provas de equitação de trabalho e ao Concurso de Traje à Portuguesa, entre outras actividades equestres. No dia 10 de Junho, terá lugar a 22.ª Exposição Especializada de Raças Caninas Portuguesas, com lançamento de selos comemorativos pelos CTT.

Na Nave A, o Salão “Prazer de Provar” convida a uma viagem pelos sabores do país, com degustações, showcookings, provas comentadas de azeite, mel e vinhos, e a presença dos produtos premiados nos concursos nacionais. Também o Programa “Portugal Sou Eu” estará representado, com empresas e produtores certificados.

A vertente lúdica e musical não será esquecida, com concertos de Némanus (7 de Junho), Anselmo Ralph (9), Nininho Vaz Maia (13) e Fernando Daniel (14), num recinto separado, preparado para acolher o público em segurança e conforto. A animação tradicional incluirá largadas de toiros, provas de campinos, demonstrações de forcados, ranchos folclóricos e mercados típicos.

A pensar nos mais pequenos, o espaço Fnazinha será um local de aprendizagem e diversão, com oficinas temáticas, jogos e espectáculos, promovendo a sensibilização ambiental e a educação alimentar, com apoio de marcas como Tetra Pak, BPI e Crédito Agrícola.

O compromisso com a sustentabilidade volta a estar presente com a adopção de copos reutilizáveis e de uma rede de ecopontos, bem como com a disponibilização de autocarros eléctricos gratuitos em parceria com a Rodoviária do Tejo e a Repsol.

O horário de funcionamento varia entre as 10h00 e as 03h00, consoante as áreas da feira. No último dia, 15 de Junho, o recinto encerra às 20h00. O bilhete diário tem o custo de 8,50 euros, sendo gratuita a entrada no dia 11 de Junho e para crianças até aos 11 anos.

A cidade de Santarém terá destaque no dia 13 de Junho, com actividades e espectáculos dedicados ao concelho, enquanto os restantes dias terão presença dos municípios da Lezíria do Tejo e outras autarquias convidadas.

FERSANT 2025 promove dinamismo económico da região

A FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém realiza-se na nave B do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, integrada na Feira Nacional de Agricultura.

Organizada pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, a FERSANT volta a afirmar-se como uma das maiores montras de actividade económica da região, reunindo 52 empresas e ocupando 90 espaços expositivos.

O certame reúne empresas dos sectores da indústria, tecnologia, comércio, turismo, serviços, agricultura e agroindústria, oferecendo uma plataforma privilegiada de visibilidade, networking e contacto directo entre empresários, investidores, consumidores e demais agentes económicos.

Como parte integrante da programação, a NERSANT promove dois seminários de participação gratuita, no dia 13 de Junho, com o objectivo de apoiar o desenvolvimento estratégico das empresas. O primeiro, às 10h00, será dedicado à Cibersegurança no Agroalimentar, em parceria com a empresa Exploretime. O segundo, às 15h00, aborda os Desafios e Oportunidades do Acordo Comercial União Europeia – Mercosul.

A participação nestes seminários garante a oferta de dois bilhetes de acesso à FERSANT e à Feira Nacional de Agricultura. A entrada é livre para todos os interessados nas sessões técnicas.

A NERSANT convida empresários, empreendedores, instituições e o público em geral a visitar o certame e a conhecer o potencial económico da região, destacando o papel que a inovação e a diversidade empresarial desempenham no crescimento do Ribatejo.

Leia também...

Lançado concurso público internacional para o Crematório de Santarém

O Município de Santarém lançou na passada semana o concurso público internacional para a “Concepção, Construção e Concessão da Exploração de Crematório no Cemitério…

Amiais de Baixo recebe investimento de mais de 94 mil euros para estradas e infra-estruturas

A freguesia de Amiais de Baixo recebeu um apoio financeiro da Câmara Municipal de Santarém no total de mais de 94 mil euros para…

Centro Cultural Gil Vicente recebe Festival de Música Tradicional Portuguesa

O Centro Cultural Gil Vicente recebe, entre 9 e 11 de Novembro, o Tradissons – Festival de Música Tradicional Portuguesa, que traz ao Sardoal…

Ourém investe 116 milhões de euros até 2030 para atrair pessoas e negócios

O município de Ourém prevê receber um investimento de 116 milhões de euros até 2030 em diferentes áreas para melhorar o concelho e atrair…