Os alunos do 6º ano da Escola Mem Ramires vão promover um Plenário de Sensibilização para a Campanha de Adopção de Animais “AMICÃO e AMIGATO – Adopte um amigo para sempre”, no dia 31 de Outubro, das 10h15 às 11h30, na Escola Mem Ramires. A Campanha de Adopção de Animais – AMICÃO e AMIGATO “Adopte um amigo para sempre”, decorre, das 10h30 às 18h00.

O Plenário tem como objectivo promover uma adopção responsável de animais de estimação do Canil e Gatil Municipal, e pretende dar a conhecer os benefícios de um animal no nosso bem-estar físico e psicológico, prevenir novos abandonos e abrir horizontes no que respeita às capacidades dos canídeos na intervenção assistida junto de crianças.

No âmbito do projecto de Cidadania e Desenvolvimento “Os animais são nossos amigos”, os alunos do 6ºano – Turma D, decidiram promover uma campanha de adopção de animais. Os organizadores desta iniciativa, que pretende zelar pelo “bem-estar animal”, aperceberam-se do flagelo do abandono de animais e a necessidade de conhecer as Instituições que trabalham em prol dos animais, a nível local e regional. Os alunos quiseram acrescentar a sua marca à designação da campanha: AMICÃO e AMIGATO «”Adopte um amigo para sempre!” “Patas a caminho, leva o teu bichinho!!!”».

A convite de um aluno, no Dia Mundial do Animal, receberam a visita da cadela Syrah, também ela vítima de abandono e, neste momento, certificada e ao serviço do projecto SmileDog. A par desta acção, um aluno voluntário da ASPA deu a conhecer o dia a dia desta Associação: actividades, parcerias, dificuldades e modo de funcionamento.

A partir daí sentiram necessidade de repensar a adopção, enquanto mecanismo exigente, de uma responsabilidade elevada e, por outro lado, de um caminho para a promoção também do bem-estar humano. Os alunos perceberam que o papel da escola podia ir um pouco mais além, e que antes da campanha de adopção, seria importante realizarem um Plenário de Sensibilização para a Campanha de Adopção de Animais.

Esta iniciativa conta com a participação de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, de Nuno Russo, Vereador com o Pelouro do Canil e Gatil Municipal, da Câmara de Santarém, de Margarete Cruz, médica veterinária Municipal, que apoia a ASPA – Associação Scalabitana de Protecção Animal e o CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém, Joana Nogueira, representante da ASPA, Manuela Vieira, Coordenadora da UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade, Vanessa Domingos, enfermeira especialista em saúde mental, da UCC, de Filipa Galinha, Psicóloga, de Joana Vilela, responsável da Trela Amarela, Nuno Santos, especialista em Intervenção Assistida por Animais e responsável pelo Projecto Smiledog cães Terapeutas e pela Syrah, cadela vítima de abandono e, neste momento, já certificada e ao serviço do projecto SmileDog.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.