O bispo de Santarém alertou hoje que as guerras, os abusos de crianças e a exploração humana são sinais de “retrocesso civilizacional” e apelou aos políticos que se inspirem no Natal para resolver esses problemas.

“Tendo em conta a evolução da espécie humana, somos confrontados com manifestações de retrocesso civilizacional: guerras entre povos e nações, violência entre familiares, abusos de crianças, exploração humana, tráfico de pessoas”, lamenta José Traquina na sua mensagem de Natal, divulgada na página eletrónica da diocese.

O também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana diz que “o mundo avança com afirmações de poder, de ódio e de guerras” que “fazem refletir sobre o sentido da civilização humana e o valor de cada pessoa”.

Na mensagem, dirigida aos fiéis da diocese e intitulada “Promover o perdão, a alegria e a paz”, José Traquina sublinha que “a afirmação do poder e das armas da guerra esconde uma verdade: sem amor e sem bondade o mundo não tem futuro e se tiver, será muito pouco interessante”.

Neste contexto, convida os cristãos a celebrarem o Natal, na esperança de que “os homens e mulheres com especiais responsabilidades se deixem inspirar e usem a sua capacidade de diálogo para resolverem os problemas que os preocupam”.

E deixa um convite a “todos os cristãos da diocese” a que promovam “o perdão, a reconciliação e a paz”.

Leia também...

Município de Torres Novas reforça o apoio aos Bombeiros Voluntários Torrejanos

No dia 05 de Outubro, decorreram as comemorações do 87º Aniversário dos…

Termina hoje prazo para limpeza de terrenos

Os proprietários tiveram até hoje para limpar terrenos florestais e agrícolas, para…

127 mil petiscaram nas Tasquinhas de Rio Maior

A Associação de Melhoramentos Cultural, Recreativa e Desportiva de São Sebastião é…

Fotógrafo de Santarém nomeado para Melhor Fotógrafo Internacional de Casamentos

O fotógrafo Português Valter Antunes está nomeado, pelo segundo ano consecutivo, para…