O bispo de Santarém alertou hoje que as guerras, os abusos de crianças e a exploração humana são sinais de “retrocesso civilizacional” e apelou aos políticos que se inspirem no Natal para resolver esses problemas.

“Tendo em conta a evolução da espécie humana, somos confrontados com manifestações de retrocesso civilizacional: guerras entre povos e nações, violência entre familiares, abusos de crianças, exploração humana, tráfico de pessoas”, lamenta José Traquina na sua mensagem de Natal, divulgada na página eletrónica da diocese.

O também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana diz que “o mundo avança com afirmações de poder, de ódio e de guerras” que “fazem refletir sobre o sentido da civilização humana e o valor de cada pessoa”.

Na mensagem, dirigida aos fiéis da diocese e intitulada “Promover o perdão, a alegria e a paz”, José Traquina sublinha que “a afirmação do poder e das armas da guerra esconde uma verdade: sem amor e sem bondade o mundo não tem futuro e se tiver, será muito pouco interessante”.

Neste contexto, convida os cristãos a celebrarem o Natal, na esperança de que “os homens e mulheres com especiais responsabilidades se deixem inspirar e usem a sua capacidade de diálogo para resolverem os problemas que os preocupam”.

E deixa um convite a “todos os cristãos da diocese” a que promovam “o perdão, a reconciliação e a paz”.

Leia também...

Instituto Politécnico de Santarém vai construir nova residência com 131 camas

O Instituto Politécnico (IP) de Santarém vai ter uma nova residência para estudantes com 131 camas no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria,…

Duas jovens em estado grave após atropelamento numa passadeira em Rio Maior

Duas adolescentes de 16 anos ficaram hoje gravemente feridas na sequência de um atropelamento, numa passadeira, em Rio Maior, informou o Comando sub-regional de…

Reunião do Conselho Local de Acção Social de Alcanena com a presença do director da Segurança Social

Realizou-se, no passado dia 20 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, mais uma reunião do CLAS – Conselho Local de Acção…

Festival Literário de Alcanena regressa de 13 a 16 de Junho

O FALA – Festival Literário de Alcanena, que visa “contribuir para a construção de públicos, hábitos culturais e valorização da identidade cultural de território”,…