A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém baixou para nível azul o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, devido à diminuição dos caudais lançados pelas barragens e a descida da altura hidrométrica do rio.

“Não é expectável a submersão de áreas contíguas ao leito do rio Tejo”, refere o comunicado emitido na madrugada de hoje pelo Comando Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

O plano especial tem quatro níveis: azul, amarelo, laranja e vermelho (o mais grave).

Mantêm-se, contudo, alguns constrangimentos em diversas vias de vários concelhos do distrito.

No concelho de Santarém, continuam condicionadas, devido à existência de lençóis de água, a Estrada Municipal (EM) 1348 entre a Ribeira de Santarém e Vale de Figueira, a Rua de Marvila, na ligação Ómnias/Caneiras, e a Estrada Nacional (EN) 365, na ligação a Reguengo do Alviela.

Estão ainda condicionadas, na Golegã, a Estrada dos Lázaros, em Almeirim, a ER-A2 entre a EN114 e a EN368 (por falta de drenagem); em Coruche, a EM1427, em Rebolo, na ligação Fajarda /Biscainho, a Estrada de Meias (Coruche/Azervadinha), a Rua Paul (Coruche) e o CM-H, em Amieira- Fajarda-Raposeira.

No município de Benavente, continua condicionada a EM1456 – Estrada do Campo e a EN118/Reta do Cabo; no Cartaxo, a EN 3-2 entre Ponte do Reguengo e Valada (pequenos lençóis de água); e no concelho de Salvaterra de Magos a Estrada do Paul, em Foros de Salvaterra (Estrada das Buinheiras), e a Rua do Furo, em Marinhais.

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi colocado no nível amarelo, no passado dia 13, devido ao “aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo, especialmente nos provenientes de Espanha”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.