Com o objectivo de proporcionar um envelhecimento activo e saudável à população scalabitana, a Liga dos Amigos do Hospital de Santarém (LAHS), apresentou o projecto “Vida Sénior” esta terça-feira, 20 de Dezembro, pelas 15 horas no Auditório da Unidade Dr. Albergaria Martins.

A sessão de apresentação contou com a presença, entre outros, de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Diogo Gomes, Vereador da CMS com o pelouro da Saúde, e Carlos Coutinho, Administrador da Viver Santarém EM SA.

Na sua intervenção, Ricardo Gonçalves deu os parabéns à LAHS pela criação do projecto “Vida Sénior”, pela importância da melhoria da qualidade de vida da população com mais de 65 anos, através de hábitos saudáveis de alimentação e da prática desportiva. O Presidente referiu que os Censos 2021 revelam que Santarém foi um dos concelhos que mais cresceu em termos demográficos, onde se inclui a população sénior, que continua a ser umas das grandes preocupações do Município de Santarém, com um universo de mais de 15 mil pessoas, dos cerca de 59 mil residentes.

Ricardo Gonçalves lembrou que relativamente à rede solidária de apoio ao idoso no Município de Santarém, existem 16 instituições particulares de solidariedade social que desenvolvem várias respostas na área da anciania no território do Município.

A apresentação do Projecto contou o testemunho de palestrantes ligados à Saúde e ao Desporto que falaram do “Programa educativo: Bom Prato, Bons Músculos”; das “Atividades para a promoção de uma Vida Plena”; do tema “Mais Prevenção, mais Saúde” e do “Projeto Vida Sénior, para um Envelhecimento Ativo e Saudável”.

De referir que o projecto “Vida Sénior” nasceu da vontade de oferecer mais saúde e bem-estar aos seniores scalabitanos, através da prevenção e promoção de hábitos de vida saudáveis. Segundo a LAHS, é preciso dar aos seniores, condições para que se possam tornar um grupo da sociedade mais resistente às doenças, mais digno, mais autónomo, mais participativo e sobretudo mais Feliz.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.