O bispo de Santarém alertou hoje que as guerras, os abusos de crianças e a exploração humana são sinais de “retrocesso civilizacional” e apelou aos políticos que se inspirem no Natal para resolver esses problemas.

“Tendo em conta a evolução da espécie humana, somos confrontados com manifestações de retrocesso civilizacional: guerras entre povos e nações, violência entre familiares, abusos de crianças, exploração humana, tráfico de pessoas”, lamenta José Traquina na sua mensagem de Natal, divulgada na página eletrónica da diocese.

O também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana diz que “o mundo avança com afirmações de poder, de ódio e de guerras” que “fazem refletir sobre o sentido da civilização humana e o valor de cada pessoa”.

Na mensagem, dirigida aos fiéis da diocese e intitulada “Promover o perdão, a alegria e a paz”, José Traquina sublinha que “a afirmação do poder e das armas da guerra esconde uma verdade: sem amor e sem bondade o mundo não tem futuro e se tiver, será muito pouco interessante”.

Neste contexto, convida os cristãos a celebrarem o Natal, na esperança de que “os homens e mulheres com especiais responsabilidades se deixem inspirar e usem a sua capacidade de diálogo para resolverem os problemas que os preocupam”.

E deixa um convite a “todos os cristãos da diocese” a que promovam “o perdão, a reconciliação e a paz”.

Leia também...

Município de Santarém assinala Dia Mundial da Árvore

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, dia 21 de…

Secretária de Estado visita obras do comando nacional da Força Especial de Proteção Civil em Almeirim

Patrícia Gaspar, secretária de estado da Administração Interna, esteve na tarde desta…

Fogueira de Natal em Fazendas de Almeirim

Sob o mote «Natal de todos para Todos», entre os dias 24…

ULS Lezíria Implementa Sistema de Cuidados de Saúde pioneiro

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) deu hoje mais…