O bispo de Santarém divulgou as nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, nos 44 anos da criação da diocese e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, e convidou os fiéis para o lançamento do novo ano.

“Conto com a oração dos fiéis da diocese, a quem peço a melhor recepção destas nomeações”, escreveu D. José Traquina no documento.

Nas nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, o bispo escolheu o padre Ricardo Conceição para coordenador do Comité Organizador Diocesano de Santarém para a Jornada Mundial da Juventude 2022, que se vai realizar em Lisboa, e como assistente espiritual do movimento juvenil Convívios Fraternos.

O padre Joaquim Ganhão foi nomeado para o Serviço pastoral do Santuário de Fátima, “em resposta ao pedido do bispo de Leiria-Fátima”, cardeal D. António Marto, mantendo os “ofícios para que está nomeado” na diocese escalabitana.

Para outros organismos diocesanos, por exemplo, D. José Traquina nomeou o padre Francisco Ruivo director da Pastoral Familiar e o padre João Rodrigues Moita para o Secretariado das Comunicações Sociais.

A Diocese de Santarém celebrou os 44 da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, onde foi lançado o novo ano pastoral e entregue a nova carta para movimento e institutos religiosos preparem os seus programas pastorais “em consonância com a proposta” da diocese.

“Iremos agradecer e assumir a responsabilidade pastoral da missão de toda a Igreja Diocesana”, escreveu D. José Traquina que convidou as comunidades a participarem na Eucaristia, na Sé.

O bispo explica que “tendo a Catedral como símbolo da unidade da responsabilidade missionária e pastoral” agradeceram o ano pastoral 2018-2019, o Ano Missionário especial que termina em Outubro, e conheceram a “projecção para os anos seguintes até 2025, jubileu do Cinquentenário da Diocese de Santarém”.

Leia também...

Abrantes com dois representantes na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Martinho Jorge Nogueira da Silva, do 4.º Ano, do 1.º ciclo do ensino básico, da Escola Básica Maria de Lourdes Pintasilgo, do Agrupamento de…

Nuno Garcia Lopes recebe Prémio Literário Hugo Santos

O escritor tomarense Nuno Garcia Lopes recebeu ontem, dia 2 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Campo Maior, o Prémio Literário Hugo Santos, numa…

“Incorpora” criou 39 postos de trabalho para pessoas em vulnerabilidade

O programa “Incorpora” permitiu a criação, em 2021, de 39 postos de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade na região de Santarém, graças…

Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros integra Rede de Guardiãs da Natureza

 O Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros vai  a integrar a Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural, uma…