O bispo de Santarém divulgou as nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, nos 44 anos da criação da diocese e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, e convidou os fiéis para o lançamento do novo ano.
“Conto com a oração dos fiéis da diocese, a quem peço a melhor recepção destas nomeações”, escreveu D. José Traquina no documento.
Nas nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, o bispo escolheu o padre Ricardo Conceição para coordenador do Comité Organizador Diocesano de Santarém para a Jornada Mundial da Juventude 2022, que se vai realizar em Lisboa, e como assistente espiritual do movimento juvenil Convívios Fraternos.
O padre Joaquim Ganhão foi nomeado para o Serviço pastoral do Santuário de Fátima, “em resposta ao pedido do bispo de Leiria-Fátima”, cardeal D. António Marto, mantendo os “ofícios para que está nomeado” na diocese escalabitana.
Para outros organismos diocesanos, por exemplo, D. José Traquina nomeou o padre Francisco Ruivo director da Pastoral Familiar e o padre João Rodrigues Moita para o Secretariado das Comunicações Sociais.
A Diocese de Santarém celebrou os 44 da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, onde foi lançado o novo ano pastoral e entregue a nova carta para movimento e institutos religiosos preparem os seus programas pastorais “em consonância com a proposta” da diocese.
“Iremos agradecer e assumir a responsabilidade pastoral da missão de toda a Igreja Diocesana”, escreveu D. José Traquina que convidou as comunidades a participarem na Eucaristia, na Sé.
O bispo explica que “tendo a Catedral como símbolo da unidade da responsabilidade missionária e pastoral” agradeceram o ano pastoral 2018-2019, o Ano Missionário especial que termina em Outubro, e conheceram a “projecção para os anos seguintes até 2025, jubileu do Cinquentenário da Diocese de Santarém”.