O bispo de Santarém divulgou as nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, nos 44 anos da criação da diocese e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, e convidou os fiéis para o lançamento do novo ano.

“Conto com a oração dos fiéis da diocese, a quem peço a melhor recepção destas nomeações”, escreveu D. José Traquina no documento.

Nas nomeações para o novo ano pastoral 2019/2020, o bispo escolheu o padre Ricardo Conceição para coordenador do Comité Organizador Diocesano de Santarém para a Jornada Mundial da Juventude 2022, que se vai realizar em Lisboa, e como assistente espiritual do movimento juvenil Convívios Fraternos.

O padre Joaquim Ganhão foi nomeado para o Serviço pastoral do Santuário de Fátima, “em resposta ao pedido do bispo de Leiria-Fátima”, cardeal D. António Marto, mantendo os “ofícios para que está nomeado” na diocese escalabitana.

Para outros organismos diocesanos, por exemplo, D. José Traquina nomeou o padre Francisco Ruivo director da Pastoral Familiar e o padre João Rodrigues Moita para o Secretariado das Comunicações Sociais.

A Diocese de Santarém celebrou os 44 da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé, onde foi lançado o novo ano pastoral e entregue a nova carta para movimento e institutos religiosos preparem os seus programas pastorais “em consonância com a proposta” da diocese.

“Iremos agradecer e assumir a responsabilidade pastoral da missão de toda a Igreja Diocesana”, escreveu D. José Traquina que convidou as comunidades a participarem na Eucaristia, na Sé.

O bispo explica que “tendo a Catedral como símbolo da unidade da responsabilidade missionária e pastoral” agradeceram o ano pastoral 2018-2019, o Ano Missionário especial que termina em Outubro, e conheceram a “projecção para os anos seguintes até 2025, jubileu do Cinquentenário da Diocese de Santarém”.

Leia também...

Manuel Valamatos toma posse como Presidente da Câmara de Abrantes

Manuel Jorge Valamatos, foi esta terça-feira, 19 de Fevereiro, investido na função…

Município de Santarém assinala um ano de guerra na Ucrânia

O Município de Santarém e a comunidade ucraniana de Santarém uniram-se para…

Anjos animam noite da Passagem de Ano

Santarém vai celebrar a Passagem de Ano com uma festa no Campo…

Centro Cultural Gil Vicente com apoio de 200 mil euros para programação nos próximos quatro anos

O Centro Cultural Gil Vicente (CCGV) foi um dos 18 novos espaços…