Fernando Lucas, que já foi operacional na delegação da Cruz Vermelha de Santarém e dos Bombeiros Voluntários de Santarém, salvou no passado sábado, 14 de Dezembro, em conjunto com a colega Sandra Mateus, um bebé de apenas 15 dias que estava a sufocar com refluxo do leite enquanto dormia, em Sagres, concelho de Vila do Bispo.

Segundo avança o Correio da Manhã, o recém-nascido já apresentava alterações da cor da pele devido à falta de oxigenação à chegada da equipa de bombeiros mas a rápida actuação dos operacionais permitiu que o desfecho fosse feliz.

A situação ocorreu cerca das 12h00 e o refluxo do leite materno provocou obstrução das vias respiratórias ao menino. Os pais ligaram em pânico para o 112 de quem receberam as primeiras instruções até à chegada de Fernando Lucas e Sandra Mateus.

Segundo a mesma fonte, quando os dois bombeiros chegaram à residência dos pais do menino, apenas cinco minutos depois do alerta, o bebé apresentava uma obstrução parcial da via aérea e estava com grandes dificuldades em respirar.

Os operacionais aspiraram as vias respiratórias e administraram oxigénio à criança acabando por conseguir que voltasse a ter um normal respiração. O trabalho dos soldados da paz acabou por ser crucial para salvar a vida do recém-nascido.

Uma equipa do INEM ainda chegou a ser chamada ao local mas acabou por fazer apenas uma avaliação à criança que se encontrava clinicamente bem. O bebé ficou bem não tendo sido necessário o transporte ao hospital.

Fernando Lucas está actualmente ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo. O operacional já fez parte da delegação da Cruz Vermelha de Santarém e da corporação de Bombeiros Voluntários de Santarém.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…