Bombeiro de Santarém salva bebé de sufocar com leite no Algarve

Fernando Lucas, que já foi operacional na delegação da Cruz Vermelha de Santarém e dos Bombeiros Voluntários de Santarém, salvou no passado sábado, 14 de Dezembro, em conjunto com a colega Sandra Mateus, um bebé de apenas 15 dias que estava a sufocar com refluxo do leite enquanto dormia, em Sagres, concelho de Vila do Bispo.

Segundo avança o Correio da Manhã, o recém-nascido já apresentava alterações da cor da pele devido à falta de oxigenação à chegada da equipa de bombeiros mas a rápida actuação dos operacionais permitiu que o desfecho fosse feliz.

A situação ocorreu cerca das 12h00 e o refluxo do leite materno provocou obstrução das vias respiratórias ao menino. Os pais ligaram em pânico para o 112 de quem receberam as primeiras instruções até à chegada de Fernando Lucas e Sandra Mateus.

PUBLICIDADE

Segundo a mesma fonte, quando os dois bombeiros chegaram à residência dos pais do menino, apenas cinco minutos depois do alerta, o bebé apresentava uma obstrução parcial da via aérea e estava com grandes dificuldades em respirar.

Os operacionais aspiraram as vias respiratórias e administraram oxigénio à criança acabando por conseguir que voltasse a ter um normal respiração. O trabalho dos soldados da paz acabou por ser crucial para salvar a vida do recém-nascido.

Uma equipa do INEM ainda chegou a ser chamada ao local mas acabou por fazer apenas uma avaliação à criança que se encontrava clinicamente bem. O bebé ficou bem não tendo sido necessário o transporte ao hospital.

Fernando Lucas está actualmente ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo. O operacional já fez parte da delegação da Cruz Vermelha de Santarém e da corporação de Bombeiros Voluntários de Santarém.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS