Cerca de 30 bombeiros profissionais e voluntários, entre eles 19 operacionais da região de Santarém, que rumaram a Moçambique, em Março de 2019, para ajudar as vítimas do ciclone Idai, ainda não receberam o pagamento devido.

Segundo o JN que avança a notícia, estarão em causa cerca de 35 mil euros em dívida, correspondentes à participação dos operacionais nas acções de resgate e apoio à população da região da Beira. A Proteção Civil ainda não pagou os “abonos devidos a título de ajudas de custo por deslocação ao estrangeiro” por estar a aguardar autorização para proceder ao pagamento.

Em declarações aquele jornal, a Proteção Civil justifica que o atraso “deve-se ao facto de os operacionais não terem “vínculo permanente de emprego público”.

Recorde-se que na altura, foram deslocados 10 operacionais da Força Especial de Bombeiros e 20 bombeiros voluntários provenientes de oito corporações de Santarém, um dispositivo composto por elementos dos Bombeiros de Benavente, Abrantes, Alpiarça, Cartaxo, Vila Nova da Barquinha, Pernes, Tomar e Santarém.

Os operacionais estiveram 10 dias em Moçambique empenhados em operações de transporte de bens, purificação de água, desobstrução de vias na Beira e avaliação e reconhecimento aéreo das zonas críticas, através de drones.

O ciclone Idai atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué a 14 de Março de 2019. O número de pessoas afectadas pelo ciclone atingiu perto de um milhão.

Leia também...

Mais de duas dezenas de infectados por Covid-19 no distrito de Santarém

O distrito de Santarém tem desde este sábado, 21 casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus (Covid-19). A região da Lezíria do Tejo…

Último disco de Pedro Barroso sai em Abril

O último álbum gravado por Pedro Barroso, que morreu hoje, está previsto sair em Abril, disse à agência Lusa o seu editor discográfico Fernando…

Constância assinala os 100 anos do fim da Grande Guerra

Na próxima segunda-feira, 12 de Novembro, às 11h00, no Jardim da Zona Industrial de Montalvo, o Município de Constância vai dinamizar um evento evocativo…

Loja do Cidadão de Santarém continua com atendimento apenas por marcação prévia

O atendimento nos serviços localizados na Loja de Cidadão de Santarém continuam a ser efectuados através de marcação prévia obrigatória, através dos contactos dos…