Os Bombeiros Municipais do Cartaxo têm uma equipa de intervenção multidisciplinar com competência técnica para dar resposta a eventos onde as falhas de elementos estruturais causem colapso de infra-estruturas. A Equipa de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas BREC tem formação para actuar em operações de longa escala, em conjunto com outras equipas.

A BREC, dos Bombeiros Municipais do Cartaxo participou, na quinta-feira, dia 12 de Novembro, numa acção de formação que integra o plano de formação regular que esta equipa tem vindo a cumprir desde 2019.

A equipa BREC é constituída por treze elementos da corporação “preparados e habilitados para responder em diversas áreas de organização e inicio de operações, em locais remotos e em situação de catástrofe, fazendo busca e resgate em estruturas colapsadas, abertura de acessos, escoramentos de emergência e movimentação de cargas”, explicou Vítor Rodrigues, Adjunto do Comando da corporação.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, a constituição da Equipa BREC em 2019, “foi mais um passo para dotar os Bombeiros Municipais do Cartaxo com competências que permitem aos homens e mulheres da nossa corporação integrar operações de longa escala e trabalhar em conjunto com equipas especializadas, a nível nacional e internacional”.

O autarca destaca que “esta equipa é única no distrito de Santarém e das poucas a nível Nacional”, constituindo-se como “mais um motivo de orgulho para o concelho”, referindo que os Bombeiros Municipais do Cartaxo “continuam a preparar-se diariamente, reforçando as suas competências em diversas áreas técnicas, apesar do enorme trabalho de apoio à população a que foram chamados no âmbito da pandemia da doença Covid-19”.

O presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que a equipa BREC já participou em acções de formação e exercícios de elevado nível de exigência, com destaque para a formação especializada ministrada pela Escola Portuguesa de Salvamento e para a participação no exercício Europeu de Proteção Civil “CASCADE19”, o maior de sempre em território nacional, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia que mobilizou mais de 600 operacionais de cinco países da Europa.

Leia também...

Prisão preventiva para jovem de 24 anos por violência doméstica

Um jovem de 24 anos de idade vai aguardar julgamento em prisão preventiva pelo crime de violência doméstica. Segundo nota da PSP, o suspeito,…

Cancelamento do Bons Sons gera perdas de 3,5 milhões de euros na região de Tomar

 O cancelamento do festival Bons Sons, na aldeia de Cem Soldos, traduz-se numa quebra de 3,5 milhões de euros para a região, estima a…

Prisão preventiva para autores de roubo a casa de câmbio em Santarém

O Ministério Público de Santarém aplicou a medida de coacção de prisão preventiva a dois homens, um nacionalidade brasileira e outro com dupla nacionalidade…

Dois homens identificados por furto de tractor em Almeirim

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Santarém identificou dois homens com 59 e 70 anos de idade, no dia 17 de Outubro,…