Os Bombeiros Municipais do Cartaxo assinalaram o 89.º aniversário da corporação –fundada em 25 de novembro de 1936 – com uma cerimónia que decorreu no seu quartel, na manhã do dia 29 de Novembro.

João Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo deixou palavras de agradecimento a todos os homens e a todas as mulheres que cumprem a sua missão nos Bombeiros Municipais do Cartaxo, que com “dedicação, coragem e solidariedade, assumem diariamente a responsabilidade de proteger vidas, bens e a esperança da nossa comunidade”.

O autarca destacou o compromisso do executivo em continuar a disponibilizar fundos financeiros para que “a corporação possa responder à sua missão, em segurança e com dignidade”.

Concluída a entrega do equipamento de proteção individual a todos os elementos e a aquisição de computadores para instalação do programa do INEM que pretende melhorar a capacidade de registo e coordenação no socorro pré-hospitalar, em 2026, a corporação deverá contar com um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), que a Câmara Municipal irá adquirir com recurso a fundos europeus.

João Heitor afirmou ainda que a autarquia vai manter o compromisso de reforço do efetivo com novos bombeiros e bombeiras profissionais e lançou um apelo a que mais voluntários se juntem à corporação.

“Juntem-se a nós. O voluntariado representa uma segunda linha de apoio indispensável”, afirmou, destacando que a ação “é expressão viva da cidadania, solidariedade e compromisso com o bem comum”.

Já Vitor Rodrigues, comandante da corporação e Coordenador Municipal de Proteção Civil no concelho, destacou “o passado glorioso do corpo de bombeiros municipais do Cartaxo”, assim como, a excelência de quem hoje cumpre a sua missão na corporação, “sempre comprometidos quer com a nossa comunidade, quer com as missões a que são chamados em todo o território nacional”.

O Comandante lembrou que ser bombeiro “não é só bravura em momentos de crise, também é preparação e treino constantes, é estar disponível a qualquer hora do dia ou da noite”, afirmou. Pelo que “o apoio da família é crucial. Os familiares são os pilares que permitem aos bombeiros plena dedicação e compromisso com os desafios que enfrentam”, destacou.

Para além do agradecimento à autarquia pelo compromisso com a corporação e disponibilidade financeira na aquisição de equipamentos, para que os bombeiros enfrentem todas as ocorrências em segurança, o Comandante agradeceu o apoio da comunidade à corporação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

O ovo vai ser o tema da Feira Nacional da Agricultura 2023

A edição de 2023 da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, agendada para os dias 03 a 11 de junho, no Centro Nacional de…

Mais de 377 mil eleitores elegem nove deputados entre 13 forças políticas em Santarém

Mais de 377 mil eleitores vão ser chamados a eleger nove deputados entre as 13 forças políticas que apresentaram candidaturas pelo círculo eleitoral de…

“Tejo a Copo” assinala protocolo de apoio aos Produtores Vinícolas pelo Município de Santarém

O Município de Santarém e a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR TEJO) assinaram este sábado, 11 de Março, pelas 15 horas, no evento…

Habitação: Santarém não participa na consulta do programa do Governo por ser “mão cheia de nada”

O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que o município não vai participar na consulta do programa Mais Habitação e que concorda com…