Carlos Melo, Tiago Quina, Joana Rolaça, Alexandra Ferreira e Rubem Pampilhosa, elementos da corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo participaram, no dia 30 de Setembro, num exercício internacional que reuniu mais de mil bombeiros em Braga.

Vindos de 165 corporações de Portugal, Espanha, Polónia, Roménia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra, as mulheres e os homens que prestam auxílio a pessoas e bens nestes países, estiveram juntos num desafio que também visou fomentar laços de cooperação entre corporações.

Para além da demonstração da sua forma física e resiliência mental ter sido posta à prova na subida do escadatório do Bom Jesus de Braga, os bombeiros e bombeiras participaram ainda na 2.ª Bênção Nacional de Capacetes, presidida pelo sacerdote Ricardo Fonseca, também ele bombeiro.

A subida do escadatório consiste na subida dos 566 degraus do Bom Jesus de Braga, em contrarrelógio, com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto “ARICA”) – uma distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros -, um grande desafio que foi concluído com sucesso por todos os elementos da Corporação de Bombeiros Voluntários do Cartaxo, num espaço de beleza única e que é Património Mundial pela Unesco.

Leia também...

Golegã dinamiza actividade “Vamos fazer pão à moda do antigamente”

Dando continuidade à programação do projeto “Sábados Canguru” do Serviço de Educação do Município da Golegã, no passado sábado, dia 19 de Outubro, em…

Portugal sagra-se campeão europeu individual de pesca desportiva em Coruche

O 26.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce, que reuniu as seleções de 11 países na pista de Coruche do rio…

Gabinete de Apoio ao Migrante promove sessão sobre processo de regularização em Santarém

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes…

Faleceu Francisco Presúncia Bonifácio destacado resistente antifascista

Francisco Presúncia Bonifácio faleceu, na passada quinta-feira, dia 15, no Hospital Distrital de Santarém, aos 95 anos. Chico Galiza, como era conhecido, nasceu em…