O corpo do coronel João Manuel Taxa Araújo foi recolhido cerca das 20 horas da rua Virgílio Arruda, em Santarém. A recolha do corpo foi efectuada pela viatura de transporte de cadáveres dos Bombeiros de Benavente e encaminhado para a morgue do Hospital de Santarém.
Recorde-se que, o corpo do antigo Comandante da Escola Prática de Cavalaria esteve naquela rua desde cerca das 10h00, altura em que foi declarado o óbito pela equipa médica da VMER de Santarém.
Segundo apurou o Correio do Ribatejo, pelas 17h00, a delegada de Saúde ainda não tinha estado no local para certificar o óbito. Esta demora da autoridade de saúde local poderá estar relacionada com a pandemia causada pelo Covid-19.
A situação causou um grande sofrimento aos familiares da vítima mas também à vizinhança que caracterizou a situação como vergonhosa. Tanto a família como os vizinhos estiveram, ao longo do dia, a usar todos os meios disponíveis para tentar remover o cadáver do Coronel Taxa Araújo do local onde se encontrava, na via pública, junto ao seu automóvel.
Durante a manhã, prestaram-lhe o socorro os Bombeiros Municipais de Santarém e a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Santarém.
A PSP de Santarém estabeleceu um perímetro de segurança naquela zona.
Foto ilustrativa