O município da Chamusca vai levar a todos os Centro de Dia, Centro de Acolhimento e Centro de Apoio Social o projecto CAIXA ABERTA, uma actividade de intervenção comunitária, que tem início ontem, dia 22 de Fevereiro e culmina no dia 27, com uma sessão aberta à comunidade (gratuita) no cineteatro da Chamusca, pelas 16 horas e que contará com a participação especial do músico David Antunes, num espectáculo que promete muita animação.

Nos próximos dias, a Interage vai levar numa “Caixa Aberta” alegria, motivação, admiração, música, emoção, sorrisos e superpoderes, a todas as instituições seniores e trabalhadores da ação social do município da Chamusca. Ângelo Valente e Sofia Nunes, da Interage, juntaram-se ao actor/produtor Artur Rosa e ao músico/produtor Fábio Rocha para desenvolver um projecto artístico que vai mostrar de forma segura, durante 60 minutos, que os funcionários e utentes dos lares e centros de dia têm superpoderes, e que os fazem ser tão ou mais fortes do que os super-heróis que estamos habituados a idolatrar.

Cláudia Moreira, vice-presidente da autarquia e vereadora do pelouro da Acção Social, congratula este projecto e refere que o envelhecimento saudável e feliz é um dos pontos estratégicos da autarquia. O município investiu nos últimos quatro anos “mais de um milhão de euros no nosso território para as nossas pessoas e foram criados mais de 10 postos de trabalho de forma directa. É um trabalho de muitas formigas que não param e que muitas vezes nem se vêem”. Cláudia Moreira adianta ainda que “muito está a ser feito, mas ainda tanto há para fazer, como por exemplo quebrar barreiras e estereótipos, não fazer sempre igual porque “sempre se fez assim”, temos de olhar uns pelos outros e colocarmo-nos no seu lugar”.

O município da Chamusca tem uma especial preocupação com a população sénior do concelho, sendo que está para breve a implementação de mais e novos projectos nesta área da acção social.

Durante o mês de Março decorrerão workshops, em todas as IPSS’s, que pretendem trabalhar de uma forma prática, enérgica e participativa, com os profissionais das instituições, actividades, acções e técnicas com o objectivo de tornar o ambiente institucional uma verdadeira casa. Estes workshops terão uma preocupação acrescida com a saúde mental destes mesmos profissionais, tendo em conta todos os desafios e dificuldades que tiveram de enfrentar nos últimos dois anos.

Em Abril será colocado em marcha o projecto “Felicidade sobre Rodas”, no qual os idosos podem experienciar um dos passeios de bicicleta mais divertidos e únicos, garantindo um dia em cheio, de pedalada, onde cada ponto de paragem é um reviver dos momentos mais especiais, aproximando os seniores à comunidade e ao melhor que a região da Chamusca tem para oferecer. A chegada à meta é celebrada com a maior alegria e emoção, onde seniores e profissionais se sentem a “camisola amarela” desta viagem única e feliz.

Leia também...

Proteção Civil registou 48 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as…
Foto Ilustrativa

Aeroporto: Galamba rejeita estar a condicionar comissão técnica mas reafirma que Santarém é longe

O ministro das Infraestruturas defendeu hoje que a distância entre Santarém e…

Almeirim mantém orçamento em cerca de 16,5 milhões de euros em 2019

O orçamento da Câmara de Almeirim para 2019 ronda os 16,5 milhões…

Constituído arguido suspeito de atropelamento mortal e fuga em Coruche

Um homem de 44 anos foi constituído arguido por suspeita da práctica…