Decorreu de 03 a 07 de Dezembro, na cidade de Szekelyudvarhely, na Roménia, o 8.º Campeonato do Mundo de Teqball, a maior e mais importante competição da modalidade, que contou com a participação de cerca de 190 atletas oriundos de 70 países.
O clube dos “Caixeiros” de Santarém teve 11 dos seus elementos a participar neste Campeonato do Mundo, desempenhando diferentes funções: oito atletas, que representaram quatro países, dois treinadores e um dirigente.
Entre estes atletas, cinco participaram pela primeira vez num Campeonato do Mundo, sendo o jovem Frederik Mondrup, de apenas 16 anos, o atleta mais jovem em prova. A participação dos atletas dos “Caixeiros” foi considerada bastante positiva, reflectindo o trabalho e o investimento contínuo do clube ao longo da época, que permite aos seus atletas competir em diversas etapas do Circuito Mundial e treinar nas melhores condições.
Destaque para os três 5.º lugares obtidos: Carolina Clemente & Filipa Martins nas Duplas Femininas (Portugal), Oleg Usychenko & Dima Shevchuk nas Duplas Masculinas (Ucrânia), e Amélie Julian nos Singles Femininos (França). Atletas a representar Portugal: Carolina Clemente & Filipa Martins: 5.º lugar em Duplas Femininas, Gonçalo Reis & Martim Vasques: 9.º lugar em Duplas Masculinas, Carolina Clemente & Martim Vasques: 9.º lugar em Duplas Mistas. Atletas a representar a Ucrânia: Dima Shevchuk: 9.º lugar em Singles Masculinos, Oleg Usychenko & Dima Shevchuk: 5.º lugar em Duplas Masculinas, Oleg Usychenko: não passou à fase de grupos em Duplas Mistas. Atletas a representar a Dinamarca: Frederik Mondrup: não conseguiu ultrapassar a fase de grupos em Duplas Mistas. Atletas a representar a França: Amélie Julian: 5.º lugar em Singles Femininos e 9.º lugar em Duplas Mistas. Equipa técnica e dirigentes: João Pinheiro: Director Técnico e Treinador Principal da equipa de Portugal, Zsófia Dezsényi: atleta húngara dos “Caixeiros”, integrou a equipa técnica de Portugal, e Rui Marques Leitão: membro do Conselho Executivo da FITEQ.
A presença destes 11 elementos demonstrou, uma vez mais, a força do clube e a relevância internacional que os seus atletas e a cidade de Santarém já conquistaram. O clube foi aquele que teve a maior representação de todo o Campeonato do Mundo, consolidando os “Caixeiros” e Santarém como referência mundial no Teqball.
