Nuremberga, na Alemanha, foi a cidade escolhida para receber o V Campeonato do Mundo de Teqball, de 23 a 27 de Novembro.

A Kia Metropol Arena vestiu-se de gala para receber os 181 atletas, oriundos de 48 países, que iam em busca do sonho de conquistar um título mundial. 

Para além dos 7 atletas da Selecção portuguesa, viajaram para a Alemanha Iryna Dubytska, Nastia Terekh, Oleg Usychenko e Dima Shevchuk, 4 atletas dos “Caixeiros” de Santarém que integraram a Selecção da Ucrânia. 

Curiosamente, quis o destino do sorteio que nos Oitavos-de-Final houvesse um embate Portugal – Ucrânia, com Dima Shevchuk e Oleg Usychenko a levar a melhor e eliminando a dupla Tricampeã Nacional, João Pinheiro e António Henriques, pelos parciais de 12-11 e 12-9. 

Nos Quartos-de-final, os atletas que vestem as cores dos “Caixeiros” no Circuito Nacional, foram eliminados pela fortíssima dupla da Roménia, Apor Györgydeák e Ilyés Szabolcs. 

Com este resultado a dupla ucraniana terminou o Campeonato do Mundo de Teqball 2022 num brilhante 5º lugar (Ex aequo) na categoria de Doubles Masculinos. 

Dima Shevchuk, atleta que reside em Santarém desde Março deste ano, mostrou-se bastante feliz por este resultado e fez questão de enviar uma mensagem de agradecimento “a Santarém e a todos os que tão bem me receberam, a todos os que me permitiram continuar a praticar desporto a este nível e me têm acarinhado desde a minha chegada. Este 5º lugar também é vosso.” 

Também na categoria de Mixed Doubles, Dima Shevchuk e Nastia Terekh, fizeram um bom resultado ao atingir os Oitavos-de-Final, tendo perdido com a dupla Nikola Mitro e Maja Umecevic, da Sérvia. 

Nastia e Dima terminaram este Mundial no 9º lugar (Ex aequo). 

Oleg Usychenko, nos Singles Masculinos, e Nastia Terekh e Iryna Dubytska, nos Doubles Femininos, ficaram aquém das expectativas, tendo sido eliminados numa fase muito precoce da prova. 

Para além do Circuito Nacional do próximo ano, o grande objectivo destes atletas é conseguir a qualificação para os European Games, os Jogos Olímpicos Europeus, que se realizam em Julho de 2023, na Polónia.

Rui Marques Leitão, responsável pelo Teqball dos “Caixeiros”, também marcou presença nesta prova uma vez que é o representante de todos os jogadores, a nível mundial, e membro do Conselho Executivo da FITEQ – Fédération Internationale de Teqball. 

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.